O voto é facultativo e secreto
Ocorrem neste domingo (1º), das 8h às 17h, as eleições unificadas para os membros dos conselhos tutelares em todo Piauí. Essa edição terá pela primeira vez, em todo o país, o apoio da Justiça Eleitoral por meio do empréstimo de urnas eletrônicas.
Em Teresina, São 73 candidatos para 35 vagas de conselheiro tutelar e 35 suplentes. Os membros dos Conselhos Tutelares de Teresina exercerão suas atividades em regime de dedicação exclusiva, com vencimentos de R$: 2.886,17 (Dois mil e oitocentos e oitenta e seis reais e dezessete centavos).
Veja abaixo o link para consulta ao local de votação para as Eleições dos Conselhos Tutelares que acontecerão neste domingo, 1º de outubro de 2023, a partir das 8h.
Todas as eleitoras e todos os eleitores piauienses aptos a votar, em todos os municípios do Estado do Piauí, poderão participar do pleito que escolherá os novos Conselheiros Tutelares. O voto é facultativo e secreto.
A eleição é de responsabilidade das Prefeituras de cada município, cabendo à Justiça Eleitoral o empréstimo das urnas eletrônicas de votação e de contingência, a carga, lacre e auditoria desses equipamentos, o treinamento dos técnicos de apoio para atuarem em eventuais contingências (falhas) nas máquinas, das(os) mesárias(os) que trabalharam nas seções eleitorais e o suporte de TI da Coordenadoria de Eleições Informatizadas.
O Conselho Tutelar é responsável por fiscalizar todos os entes de proteção, sejam eles o Estado, a comunidade ou a família, assegurando que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados e protegidos baseados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).