Os candidatos que disputarão essa segunda etapa são Assis Carvalho e Dudu Borges.
O Partido dos Trabalhadores escolhe os presidentes e dirigentes dos diretórios municipais, estaduais e nacional. No Piauí, o pleito vai movimentar petistas em mais de 200 municípios, no dia 8 de setembro, quando ocorre a primeira fase da eleição interna. A escolha ocorre em três etapas.
Em 13 municípios piauienses haverá disputa entre chapas municipais: Água Branca, Alto Longá, Amarante, Campo Maior, Demerval Lobão, Manoel Emídio, Nazaria, Paulistana, Piripiri, Simplício Mendes, Teresina, Uruçuí e Várzea Branca. Nas demais cidades, haverá candidatura em chapa única.
Os filiados votam em eleições diretas para presidentes e dirigentes municipais e chapas de delegados ao Congresso Estadual e ao Congresso Nacional do Partido. No PT, as candidaturas de presidente não estão vinculadas às chapas de dirigentes, que são eleitos de forma proporcional à quantidade de votos que recebem.
Em outubro, na segunda fase, os delegados estaduais eleitos votarão para escolher o presidente e o Diretório Estadual que, posteriormente, escolherá a Executiva Estadual. Os candidatos que disputarão essa segunda etapa são Assis Carvalho e Dudu Borges.
Na última etapa, em novembro, durante o 7º Congresso, os delegados ao Congresso Nacional eleitos escolherão o presidente ou presidenta e o Diretório Nacional que, em seguida, escolherá a Executiva Nacional.
Luciano Coelho/ Júnior Medeiros