Uma barragem de contenção na área da usina solar Enel, em São Gonçalo do Gurguéia, rompeu e a enxurrada levou ponte, inundou e destruiu roças […]
Uma barragem de contenção na área da usina solar Enel, em São Gonçalo do Gurguéia, rompeu e a enxurrada levou ponte, inundou e destruiu roças e vazantes, entupiu nascentes e causou um grande problema ambiental no local. Em decorrência disso, a população ocupou o canteiro das obras da usina.
Esta foi a segunda vez que a barragem rompeu. A primeira a aconteceu em abril de 2019, quando houve a comunicação ao Ministério Público e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Agora, em fevereiro houve um problema maior.
Desta vez com volume de água com sedimentos causou destruição de brejos, nascentes, propriedades rurais, estradas e pontes da zona rural, no entorno do parque solar da Enel. Em protesto, os populares impediram os funcionários da empresa de entrarem na obra.
A Enel informa que dará todo apoio necessário à comunidade, que está providenciando a manutenção das áreas danificadas e que fará novos estudos para direcionar o futuro andamento da obra.
A Assembleia Legislativa pretende realizar uma audiência pública foi aprovada para debater o problema no município.