As medidas levam em conta as recomendações do comitê técnico do COE
Governo do Piauí publicou neste último domingo (23) decreto (número 19.679/2021) que estabelece as novas medidas sanitárias para conter o avanço da Covid-19 no estado do Piauí. O novo decreto mantém as regras do decreto anterior e devem ser seguidas entre 24 e 30 de maio.
Assim como no decreto anterior permanece proibido a circulação de pessoas entre 24h às 5h da manhã. Eventos sociais continuam suspensos.
Em relação ao comércio, ele pode funcionar até às 20h e os shoppings podem abrir a partir das 10h, desde que ambos não ultrapassem nove horas de funcionamento. Se tratando de mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e demais estabelecimentos de gêneros alimentícios, poderão funcionar até às 23h, com algumas restrições.
Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares poderão funcionar todos os dias da semana, até às 23h, desde que sem a promoção de festas e eventos que gerem aglomeração. O uso de som mecânico ou música ao vivo estão autorizados.
Segundo o decreto, a fiscalização das medidas determinadas no decreto será exercida de forma ostensiva pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipal, com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal, onde houver. Em caso de necessidade, a fiscalização pode acionar a Polícia Federal, Rodoviária Federal e o Ministério Público Estadual.