O serviço havia paralisado por falta de estrutura
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), realizou na noite desta quarta-feira (09) o retorno das atividades noturnas do serviço especializado em abordagem social (SEAS), que estava inativo há 2 anos.
Essas abordagens são realizadas pelos Agentes de Proteção Social (APS) que recebem um treinamento com técnicas avançadas para executar este trabalho nas ruas da capital.
“É com grande satisfação que retomamos hoje esse serviço que já estava parado há dois anos por falta de estrutura. Diante dos esforços da nova gestão poderemos dar continuidade a esse trabalho de grande importância para a sociedade”, concluiu Lucenilde Teixeira, Agente de Proteção Social.
O SEAS é um serviço de busca ativa de identificação e mapeamento de pessoas que têm seus direitos violados. Geralmente essas pessoas utilizam os espaços públicos como meio de moradia ou sobrevivência, e se encontram em vulnerabilidade social, visando o enfrentamento e a superação de violências.
O Serviço Especializado em Abordagem Social conta agora com quatro agentes de Proteção Social (APSs), que atuarão no turno noturno, complementando o trabalho diurno já realizado pelos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) – Leste, Sul, Sudeste e Norte e Centro Pop.
A população pode entrar em contato com o SEAS através do telefone do Disque Cidadania que funciona das 8h às 18h pelo número 0800 280 5688.