O problema de grilagem se encontra estável no cerrado
Em entrevista ao JT1 da Teresina FM 91,9 , nesta terça-feira (10), o diretor geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Chico Lucas, falou a respeito da grilagem que consiste em invasão, ocupação e comércio ilegais de áreas públicas. Aqui no Piauí, essa prática era muito comum no cerrado. Agora, essa prática aumentou na região litorânea.
De acordo com Chico Lucas, no Cerrado, essa situação está estável. Os processos em tramitação ainda são os antigos. Não teve novos casos. Por outro lado, o Interpi não possui competência para atuar na região do litoral, pois quem atua é o município e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU). O Interpi pode apenas ajudar em caso de necessidade.
“No litoral, hoje eu vejo um problema maior que no cerrado, porque há novas ocupações. O ato de ocupar é um ato de ação. É um ato de violência patrimonial, que pode escapar para a violência física”, disse o diretor do interpi.
De acordo com o entrevistado, a situação do cerrado se estabilizou, pois não existem problemas novos, apenas a resolução de problemas que já existem. Atualmente muitos produtores já procuraram regularizar suas áreas.