24/11/2024

Cidades

Interpi não tem competência para atuar contra a grilagem do litoral

O problema de grilagem se encontra estável no cerrado

Compartilhe agora

Publicado por: FM No Tempo 10/08/2021, 13:02

Em entrevista ao JT1 da Teresina FM 91,9 , nesta terça-feira (10), o diretor geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Chico Lucas, falou a respeito da grilagem que consiste em invasão, ocupação e comércio ilegais de áreas públicas. Aqui no Piauí, essa prática era muito comum no cerrado. Agora, essa prática aumentou na região litorânea.

Foto: Reprodução / Youtube

De acordo com Chico Lucas, no Cerrado, essa situação está estável. Os processos em tramitação ainda são os antigos. Não teve novos casos. Por outro lado, o Interpi não possui competência para atuar na região do litoral, pois quem atua é o município e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU). O Interpi pode apenas ajudar em caso de necessidade.

“No litoral, hoje eu vejo um problema maior que no cerrado, porque há novas ocupações. O ato de ocupar é um ato de ação. É um ato de violência patrimonial, que pode escapar para a violência física”, disse o diretor do interpi.

De acordo com o entrevistado, a situação do cerrado se estabilizou, pois não existem problemas novos, apenas a resolução de problemas que já existem. Atualmente muitos produtores já procuraram regularizar suas áreas.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM