Gerente de gestão de trânsito da Superintendência responde as dúvidas de motoristas teresinenses
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) esclareceu as notificações de infrações enviadas um ano após terem sido cometidas. Cidadãos que desrespeitaram leis de trânsito no início de 2020 estão recebendo notificações pelo correio apenas no segundo semestre deste ano.
Em entrevista ao JT1 da Teresina FM, o gerente de gestão de trânsito da Strans, Daniel Araújo, explicou que a emissão foi suspensa no ano passado devido à pandemia de Covid-19. “O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou resolução, em novembro de 2020, na qual interrompeu a expedição das notificações. Posteriormente, lançou um calendário em 2021 para enviar as autuações feitas no ano anterior”, pontuou.
O gerente de gestão ressaltou que tal medida foi adotada para preservar a vida dos agentes da lei, bem como a de quem receberia as notificações. Além disso, garantiu que as autuações reservam aos infratores o direito à ampla defesa e ao contraditório.
Questionado a respeito do contingente de guardas de trânsito em Teresina, Daniel salientou que a Strans dispõe de 143 agentes concursados, divididos em três turnos (manhã, tarde e noite) e um grupo durante a madrugada. Os agentes prestam assistência na remoção de veículos das calçadas, fiscalizam a circulação de veículos em garagens e estacionamentos e registram boletins de ocorrência de acidentes no trânsito.
Sobre as ações promovidas pela Strans para coibir e punir graves infrações de motociclistas, o gerente citou o trabalho de conscientização feito pela Gerência de Educação no Trânsito. “Além da prevenção, trabalhamos em conjunto com PM, PRF e a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran), monitorando as ruas com radares e fotossensores e elaborando planos estratégicos para combater as infrações”, afirmou.
Matéria de Eric Souza