Ministério da Infraestrutura, através da Secretaria Nacional de Aviação Civil, aprovou a concessão
A Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc) lançou nesta terça-feira (5) o edital de licitação da parceria público-privada (PPP) do Aeroporto de Parnaíba.
A empresa vencedora da licitação, cuja sessão de abertura acontece no 5 de novembro, ficará responsável pela administração, conservação, implantação de melhorias e operação aeroportuária. A concessão terá duração de 32 anos e possui valor estimado de investimento de mais de R$ 150 milhões.
Parnaíba é a segunda maior cidade do estado do Piauí, com polos geradores de viagens, como universidades, hospitais, centros de tecnologia e área de produção agrícola e industrial.
A infraestrutura prevista no projeto de PPP deve ampliar a capacidade de transporte de cargas com um novo terminal e possibilitará a criação de rotas internacionais, além de potencializar a geração de emprego e renda da região, que é conhecida pela exuberância natural que atrai visitantes de todo o mundo. Este é o aeroporto brasileiro mais próximo da Europa e é porta de entrada para o Delta do Parnaíba, único das Américas em mar aberto.
De acordo com Viviane Moura, superintendente da Suparc, a PPP é importante para alavancar o desenvolvimento do litoral piauiense. Para a gestora, o objetivo da pasta é consolidar Parnaíba como a capital do Delta e um ponto de entrada para o turismo na região. “Com maior movimentação de pessoas por conta do aeroporto, aumenta as demandas para hotel, restaurantes e comércio em geral. É mais dinheiro circulando e mais oportunidades de emprego e renda para a população”, afirma.