A Lei é de autoria da vereadora Pollyanna Rocha
A Lei nº 5.668, de 26 de novembro de 2021, que visa combater a discriminação e promover a saúde integral da população LGBTQIA+ na rede municipal de saúde foi sancionada pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB). A determinação consta no Diário Oficial do Município de quarta-feira (01) e já está em vigor.
De acordo com a autora da proposta, vereadora Pollyana Rocha (PV), o PL vai contribuir para ampliar o acesso desta comunidade aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo às pessoas o respeito e a prestação de serviços com qualidade e resolução de suas demandas e necessidades.
Segundo a vereadora, a criação do PL aconteceu a partir de conversas com grupos LGBTQIA+, que a procuraram e narraram a ocorrência de episódios discriminatórios e preconceituosos na rede municipal de saúde. Através das redes sociais, a parlamentar comemorou a sanção. “Vitória contra o preconceito!”, disse em post publicado nesta quinta-feira (02). Confira na íntegra:
Ver essa foto no Instagram
Um dos principais pontos da matéria, é a garantia que travestis e transexuais sejam tratados pelo nome social em estabelecimentos médicos públicos. A determinação, de 26 de novembro de 2021, é válida para atendimentos em hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Teresina.
Confira aqui a decisão na íntegra (pagina 2)