O agricultor Alfredo Lustosa de Alencar, que foi candidato a vice-prefeito de Santa Filomena nas eleições de 2016, perdeu a Fazenda Angico, uma propriedade de 1.095 hectares, avaliada em R$ 3 milhões, após uma longa disputa judicial com a empresa Solo Sagrado Colonização e Negócios Ltda. A decisão foi tomada pela juíza Lucyane Martins Brito, da Vara de Conflitos Fundiários, no dia 13 de março de 2025.

Reprodução/Processo
A disputa começou em outubro de 2024, quando Alfredo ajuizou uma ação de interdito proibitório contra a invasão da propriedade, alegando ser o legítimo possuidor do terreno, com título provisório emitido pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi). Em janeiro de 2025, a Solo Sagrado entrou no processo com embargos de terceiro, argumentando direitos sobre a área e apresentando documentos que reverteram a posse em seu favor.
Após analisar o caso, a juíza determinou a suspensão do mandado de reintegração de posse a favor de Alfredo e expediu um novo mandado em favor da empresa Solo Sagrado, que agora detém o direito de posse da Fazenda Angico.