Abertura: 27 de abril de 2019 (sábado) Horário: 10h da manhã Local: Galeria do Mercado Velho, no centro de Teresina, Piauí. Duração: 27 de abril […]
Abertura: 27 de abril de 2019 (sábado)
Horário: 10h da manhã
Local: Galeria do Mercado Velho, no centro de Teresina, Piauí.
Duração: 27 de abril a 27 de maio de 2019
Cem anos depois, a humanidade ainda não conseguiu definir ou compreender em absoluto o surrealismo. O tempo apenas converteu suas utopias, mas o rio ainda é corrente na planta humana. Como a arte não é óbvia, ela força o imaginário a mergulhar fundo em possibilidades criativas e interpretativas. Tudo pode ser urgente, por que a mensagem é sempre tardia. Cabe a nós, por exemplo, delinear a enorme mobilidade dos adeptos do surrealismo na atuante arqueologia do irracional nos dias atuais, no dever das artes e na sua práxis.
A Piauhy Surreal Group é um projeto idealizado pelo artista Braga Tepi, criado há dois anos no objetivo de expor trabalhos de artistas piauienses que expressam em sua arte a linguagem do surrealismo atual. Os artistas que integram atualmente este grupo e formam esta exposição são: Braga Tepi (Curador), Edilberto Sobrinho, Luana Araújo, Rogério Narciso, Érico Ferry, Alana Santos, José de Arimatéa, Emmanuelle Alencar e Pedro Paiva.
A exposição terá participação especial de uma obra do artista Fernando Costa, que foi desenhista, pintor, gravador e ilustrador piauiense. Fernando Costa nasceu em Teresina em 1961, e cativou o mundo com sua estética embebida de inquietantes traços e cores. Sua arte visceral e surreal nos remete a outras dimensões da existência humana. Participou de várias exposições individuais e coletivas no Brasil, e está gravado em definitivo na história da Arte Piauiense.