Uma programação variada tem atraído um bom público ao Salão do Livro 2019- ano Cecília Mendes. A música é um atrativo a mais somado […]
Uma programação variada tem atraído um bom público ao Salão do Livro 2019- ano Cecília Mendes. A música é um atrativo a mais somado à vasta lista de palestrantes do evento. Nesse ano, uma novidade chegou: o Salipinho, direcionado às publicações para o público infanto -juvenil.
Estandes para venda de livros, artes visuais e objetos de referência à cultura local tem espaço garantido. Maristela Lima, estudante de Letras disse que a oportunidade de respirar arte e literatura, “com tantas possibilidades de conhecimento é única”. Ela conta que ficou impactada com o Projeto Anne Frank Presente.
Anne Frank morreu com quinze anos de idade, durante a Segunda Guerra Mundial. Ela e sua família viveram escondidos num anexo secreto em Amsterdã, na Holanda. Período em que escreveu seu diário, publicado em 67 idiomas. O poeta Salgado Maranhão fez um poema para o projeto e representa a ideia em 9 países. Nos eventos literários, profere palestra sobre a Formação de Um Escritor Numa Casa Sem Livros, como forma de incentivo à leitura. O idealizador do Projeto Anne Frank Presente, Randal Vieira, especialista em Educação Popular, Direitos Humanos e Movimentos Sociais, nos conta que muitas barreiras tem sido quebradas através dessa ideia. Ideia aliás muito bem representada pela menina Eloá Aparecida que interpreta Anne Frank no Salipi.
O final de semana foi bem movimentado no espaço Rosa do ventos, onde acontece o Salão do Livro. O escritor e jornalista Xico Sá, palestrante do sábado falou de “Crônicas de Amor e Resistência”. A youtuber Débora Aladim autora do livro “redação infalível” agradou em cheio com dicas de estudos. Seu canal é um dos cinco brasileiros com mais de 2 milhões de seguidores.
Ainda tem muita literatura pra destrinchar. Jornalista Francisco José fala nesta segunda-feira, dia 3, sobre os desafios das grandes reportagens. Na quarta, dia 5, o cordelista Bráulio Bessa, criador da página nação Nordestina, apresentador do quadro Poesia com rapadura, do programa Encontro com Fátima Bernardes.
O escritor, curador de arte, editor e psicanalista, José Carlos Honório tem agenda para o dia 8 no Salipi, às 19h30. Trabalha com livros desde 1983e clinica em consultório desde o ano 2000.
Outro palestrante bastante aguardado é Daniel Munduruku, do pará. Escritor Indígena, é graduado em filosofia com licenciatura em História de Psicologia. Doutro em Educação e ós -doutor em linguística. É diretor presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais. Já escreveu 52 livros.
O Salipi segue com sua programação até o próximo domingo, 9 de junho, quando será encerrado pelo projeto musical Melhor de Três Junino e o músico Geraldo Azevedo.
Por Alexandra Teodoro