A Academia Piauiense de Letras promove no próximo sábado, 03 de agosto, a partir das 9 horas, o panegírico do acadêmico Jesualdo Cavalcanti Barros, falecido […]
A Academia Piauiense de Letras promove no próximo sábado, 03 de agosto, a partir das 9 horas, o panegírico do acadêmico Jesualdo Cavalcanti Barros, falecido no dia 22 de fevereiro. Na ocasião, também será lançado o livro ‘Tenho Dito, Artigos, Discursos e Ideias’, de sua autoria. A oração em homenagem a Jesualdo Cavalcanti Barros será proferida pelo acadêmico Hugo Napoleão do Rego Neto. O evento ocorrerá no Cineteatro da Assembleia Legislativa do Piauí.
A publicação que será lançada é uma espécie de apanhado da produção de Jesualdo, que ficou marcado por discutir temas atuais e relevantes para a sociedade em âmbito geral.
A obra de Jesualdo Cavalcanti integra a coleção Centenário, que traz aos piauienses obras que reúnem informações, histórias, fatos, relatos e imagens que retratem a história da Academia. “Estamos realizando uma série de eventos em homenagem aos 100 anos da APL; a Coleção Centenário é um desafio editorial e não tem nada similar no Brasil”, indicou o presidente da APL, Nelson Nery Costa.
A instituição está desenvolvendo uma programação desde dezembro de 2017 em que comemora os seus 100 anos. Entre os eventos, já ocorreu a entrega da Medalha do Centenário a mais de 50 personalidades que contribuíram ou tem contribuído para a literatura piauiense. Também já ocorreu a inauguração do Museu da Cultura Literária Piauiense, instalado na Casa de Lucídio Freitas, sede da Academia.
Além disso, a Coleção Centenário vem, desde 2016, fazendo um resgate de obras antigas, importantes, escritas por intelectuais renomados, que tratam sobre o Piauí e sobre tudo que se relaciona com o Estado.