Competição será sediada na Bienal de Arte e Cultura da UNE, com a participação de Mc’s de todo o Brasil.
Matéria de Gabriel Prado
Aconteceu na última quinta-feira (19) a Final Estadual piauiense de batalhas de rima organizada pela Nação Hip-Hop Brasil. O evento foi sediado na Universidade Federal do Piauí (UFPI) no espaço batizado como Carretel, no Centro de Ciências da Educação (CCE). O campeão estadual ganha o passe para disputar na Batalha da Nação, competição que acontece no Rio de Janeiro-RJ.
As batalhas funcionam da seguinte forma: dois Mc’s (mestres de cerimônia) sobem ao palco e se enfrentam utilizando como única arma a arte da rima improvisada. Ao final de cada round a plateia presente e os jurados escolhem o vencedor. As batalhas podem ter de dois a três rounds, quem prevalecer passa para a próxima etapa.
No evento da última quinta-feira o campeão foi o Mc Ecaep. O artista recebeu uma premiação em dinheiro e será o representante piauiense na Batalha da Nação, que acontece na Bienal de Arte e Cultura da UNE, no começo de fevereiro. Os custos da viagem e hospedagem serão arcadas pela Nação Hip-Hop e o artista poderá levar consigo uma equipe de até três pessoas.
Sobre o campeão
Guilherme Sousa Lustosa, mais conhecido como Ecaep Mc nas rodas de rap, é um jovem artista de 20 anos. Aprendeu sozinho a fazer rimas improvisadas em 2014 e saiu em 2018 de Valença do Piauí, no sul do estado, para participar de batalhas por todo o Piauí.
Ainda que muito jovem, o Mc já tem construído sua história: faz rimas improvisadas dentro de ônibus a fim de custear seus gastos, alegrar o dia dos passageiros e levar sua arte para todos os cantos. Já participou e venceu em diversas batalhas por todo o estado e já chegou a competir em Belo Horizonte, em um dos eventos mais consagrados do meio aqui no Brasil. Ecaep viaja dia 30 de janeiro e pretende participar de outras batalhas enquanto estiver no Rio.