A verba será aplicada através da lei Paulo Gustavo
Matéria de Gabriel Prado com colaboração de Wanderson Camelo
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, encontra-se no Piauí e participou da cerimônia de recebimento do busto da primeira advogada do Brasil, Esperança Garcia. A solenidade teve início por volta das 10h30 na sede da OAB, Seccional Piauí, no centro de Teresina. A ministra participou do evento acompanhada do governador Rafael Fonteles e do presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto.
No evento, a ministra fez o anúncio de que R$ 20 milhões serão destinados à Cultura no estado do Piauí através da lei de incentivo cultural Paulo Gustavo. O valor será aplicado integralmente ainda este ano.
A estátua do busto de Esperança Garcia será doado pelo Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura. Para Celso Barros, o busto é uma homenagem do Piauí para o Brasil.
RECONHECIMENTO
Em novembro de 2022 o Conselho Federal da OAB reconheceu Esperança Garcia como a primeira advogada do Brasil. Símbolo de resistência, Esperança lutou pelo Direito e sua natureza jurídica foi percebida logo cedo, quando escreveu uma petição ao então governador da Capitania de São José do Piauí denunciando os maus-tratos que ela e sua família sofriam.