A Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida é uma entidade filantrópica fundada em 1953
Nesta sexta-feira (16), em celebração ao aniversário de Teresina e da Teresina FM, acontece o evento Rock Sinfônico. A Orquestra da capital preparou uma apresentação que une o clássico ao rock. A entrada é 1 kg de alimento não perecível, e toda a arrecadação será doada à Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida (APCC-AA).
Claudia Bezerra, coordenadora de Responsabilidade Social do Hospital São Marcos, comenta sobre a situação das famílias dos pacientes.
“Quando chegam os alimentos, a equipe da assistência social, que tem contato direto com os familiares, repassa as doações. Com o diagnóstico de câncer, não adoece só a pessoa, mas também a família, o que impacta toda a estrutura familiar. O paciente está no hospital, recebendo alimentação preparada pela equipe de nutrição, mas as famílias, que muitas vezes precisam se deslocar para Teresina, ficam desassistidas,” explica.
A Associação é uma entidade filantrópica fundada em 1953, sem fins lucrativos, que presta serviços de assistência social e de saúde. É o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Estado do Piauí e atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O Hospital São Marcos, que atende aos beneficiados pela Associação, conta com 234 leitos e recebe pacientes de estados da região do meio-norte, especialmente Maranhão e Pará.*
São disponibilizados 134 leitos para o SUS, com uma capacidade geral de 7.023 pacientes internados por mês e atendimento ambulatorial de cerca de 1.932 consultas. O hospital trata 100% dos casos de câncer na infância e adolescência e 98% dos casos em adultos da população carente.
O evento é uma realização da Consplan e do Governo do Estado do Piauí. Conta ainda com o apoio da Teresina FM, Loop Fibras, O Dia, Deputado Henrique Pires e Hort Frut Centenário. O show será realizado no Parque da Cidadania e contará ainda com a participação de Ostiga Júnior e Gabi Barreto.