A Polícia Civil investiga uma suposta fraude no pagamento do Programa Bolsa Família. Trinta e cinco beneficiários registraram boletins de ocorrência no 4° Distrito Policial […]
A Polícia Civil investiga uma suposta fraude no pagamento do Programa Bolsa Família. Trinta e cinco beneficiários registraram boletins de ocorrência no 4° Distrito Policial de Teresina após tentarem sacar o dinheiro na agência da Caixa Econômica Federal do Parque Piauí, e serem informados que o saque tinha sido realizado.
A coordenação do Programa Bolsa Família no Piauí e a Polícia Federal informaram não ter recebido nenhuma denúncia sobre o caso. A Caixa Econômica disse que não foram identificados indícios de atuação de hackers ou qualquer violação nos sistemas de segurança do banco.
Segundo a investigação, o benefício estaria sendo sacado no estado do Ceará e a suspeita é que o sistema de segurança da Caixa tenha sido violado. Ele destacou que os beneficiários afirmam não ter perdido o cartão ou que algum familiar fez o saque sem autorização.
“Muitas vítimas têm nos procurado para registrar B.O por orientação da Caixa Econômica Federal. O beneficiário chega à agência para sacar o dinheiro, mas o sistema informa que o dinheiro já foi sacado”, disse o delegado Josimar Brito.
O delegado informou que a averiguação de uma possível violação do sistema de segurança é competência administrativa da Caixa Econômica e da Polícia Federal. “Nós estamos apenas registrando os B.Os em atendimento à população para não deixá-los desamparados. A investigação de fraude no sistema fica por conta da própria Caixa e da Polícia Federal”, contou.
Grande parte dos clientes registrou a ocorrência ao tentar atendimento na agência do bairro Parque Piauí, mas segundo o delegado, é possível que haja vítimas de outros bancos. “As vítimas procuraram o distrito para registrar o B.O, mas acredito que não esteja ocorrendo só nessa agência”, explicou.
O delegado explicou ainda, que as maiores vítimas são os beneficiários, mas a Caixa também pode ser considerada vítima por ser administradora do benefício. “O dinheiro é do Bolsa Família e as vítimas são os beneficiários. No entanto, a Caixa é quem deposita esse recurso e esse benefício não está constando na conta dos clientes, demostra que possivelmente o banco sofreu um ataque e indiretamente é vítima também, porque teve o sistema violado”, ressaltou.