A Assembleia Legislativa do Piauí, por proposição do deputado Henrique Pires (MDB), entregou nesta segunda-feira (10) o título de cidadão piauiense ao presidente do Banco […]
A Assembleia Legislativa do Piauí, por proposição do deputado Henrique Pires (MDB), entregou nesta segunda-feira (10) o título de cidadão piauiense ao presidente do Banco do Nordeste, Romildo Carneiro Rolim. Segundo o deputado, o desempenho do cearense a frente do BNB muito tem contribuído para o desenvolvimento do Piauí. “Com atenção ao Estado o BNB na gestão dele tem acrescido ainda mais as parcerias com os pequenos e micro empreendedores do nosso Estado, ele é digno desta honraria por todo o serviço que tem prestado ao Piauí”, afirma o deputado.
O BNB investiu mais de R$ 3,7 bilhões no Piauí em 2019. Somente uma das linhas de apoio do Banco, que é o Crediamigo, alcançou no Piauí, a marca de R$ 1,02 bilhão aplicados este ano. O montante está distribuído em mais de 436 mil operações de microcrédito, aumento de 22,5% nos valores aplicados e de 11,8% na quantidade de operações em relação a 2018.
Rolim assumiu a presidência do BNB em dezembro de 2017, ainda na gestão do ex-presidente Michel Temer. Antes de ser indicado para a presidência da Instituição era diretor financeiro de crédito do BNB. Em 1989 tomou posse no Banco, trabalhou em agência, ocupou cargos técnicos relacionados com atividades de análise e acompanhamento de projetos, gerenciou o Ambiente de Análise e Acompanhamento de Operações de Crédito, a Unidade de Recuperação de Crédito do Ceará (Hoje GERAT-CE), o Ambiente de Controles Internos e o Ambiente de Auditoria Interna.
Contador, Administrador, Especialista em Gestão Empresarial e em Normas Internacionais de Auditoria Interna, Mestre em Avaliação de Políticas Públicas. Possui certificação CPA-10 e CPA-20 (Anbima). Foi superintendente de Operações Financeiras e Mercado de Capitais e da área de Reestruturação de Ativos.