A partir de agosto, haverá 2.621 recenseadores pelas ruas do Piauí, aplicando os questionários do Censo Demográfico 2020 de casa em casa. O IBGE realizará […]
A partir de agosto, haverá 2.621 recenseadores pelas ruas do Piauí, aplicando os questionários do Censo Demográfico 2020 de casa em casa. O IBGE realizará um processo seletivo, que está com inscrições abertas. Também são ofertadas 523 vagas para agentes censitários.
Os interessados podem se inscrever até 24 de março no site cebraspe.org.br/concursos. O recenseador é a peça-chave do Censo.
Os recenseadores passam por treinamento antes de ir a campo, para padronizar a conduta e garantir a precisão dos dados coletados.
Há flexibilidade nos horários de trabalho do recenseador, pois ele não necessita cumprir jornada fixa, sendo exigida apenas a disponibilização de 25h semanais para as visitas. É comum que os recenseadores trabalhem fora dos horários comerciais, quando é mais fácil encontrar as pessoas nos domicílios.
O valor pago aos recenseadores é proporcional, entre outros fatores, ao número de questionários respondidos e ao número de pessoas recenseadas. Além dessas variáveis, também entram na conta a quantidade de unidades visitadas e a taxa de remuneração dos setores censitários.