Tertulino Passos fez ainda um apelo à Dr. Pessoa sobre os estacionamentos rotativos no centro da cidade
Desde a Reforma Trabalhista de 2017, a contribuição sindical tornou-se opcional conforme dispõe o art. 578 da CLT. Apesar disso, os sindicatos continuam atuando na defesa dos direitos da classe profissional por eles representada.
O presidente do Sindilojas, Tertulino Passos, comentou nesta quinta (14) sobre a atuação do sindicato dos lojistas e sua relevância na garantia dos benefícios devidos aos profissionais. “A contribuição sindical tem importância muito grande para a vida dessas entidades, é com ela, por exemplo, que o Sindilojas trabalha nas negociações coletivas, faz o trabalho de assessoria política e contábil”, comentou o entrevistado.
De acordo com o presidente, as campanhas de vendas são fomentadas com o fundo. “Na época das campanhas como no natal e dia das mães, ninguém solicita nenhuma contribuição para o lojista justamente por já ter feito a contribuição sindical, é isso que sustenta o Sindilojas, então a gente solicita isso para que possamos ajudar e dar suporte – aos lojistas- . ”
No Brasil, cerca de 20 milhões de trabalhadores são sindicalizados e há, aproximadamente, 11,4 mil entidades sindicais de trabalhadores. Apesar de hoje ser facultativa, a arrecadação pode estender alguns benefícios de suas ações até as das famílias de seus representados.
APELO AO PREFEITO
O presidente comentou ainda sobre os estacionamentos no centro da cidade, e afirmou a importância da rotatividade desses. “Esperamos que nessa nova gestão do Dr. Pessoa ele possa implementar esse ponto, por que assim muito mais gente vai, então, ao centro.”