O deputado disse que os produtores do cerrado teriam que fazer as estradas ao invés de cobrar ao Estado
Um vídeo do deputado estadual Ziza Carvalho viralizou nas redes sociais onde ele dizia que os produtores do cerrado deveriam construir as estradas da região, já que têm dinheiro para plantar e construir até aeroportos particulares. Em entrevista à Teresina FM 91,9, Ziza reconheceu que se expressou mal e pediu desculpas aos produtores e aos piauienses.
No vídeo, o deputado critica que faltam investimentos e incentivos para o Semiárido, para os produtores de mel e da galinha da canela preta. Segundo ele, o Cerrado é um grande produtor de grãos e os produtores vivem reclamando da falta de estrada, mas têm uma série de benefícios.
Na entrevista à Teresina FM 91,9 o deputado petista frisou que, quando gravou o vídeo, estavam numa situação informal e discutiam a construção da rodovia Transcerrado pela iniciativa privada. E alegou do custo dos insumos como o consumo de rações para produção, está sufocando os pequenos e médios produtores, que colocam o alimento na mesa da população. “O vídeo estava num grupo privado e, eu exagerei, mas vazaram o vídeo. Extrapolei quando disse que o governo não tinha obrigação de fazer estradas no Sul do Estado. Peço desculpas”, adiantou.
O parlamentar ainda divulgou uma nota com as desculpas aos piauienses, e pediu a mudança do foco da politica econômica para não sufocar o pequeno e médio produtor no Piauí. “Os custos de produção aumentaram muito e inviabilizam a produção agropecuária no Estado”, assinalou.
Ziza Carvalho esclareceu que tem apreço pelos produtores de soja e milho da região e tentou explicar o contexto da fala e do vídeo. Ele disse que a PPP da Transcerrado pode melhorar a situação do escoamento de grãos. Ziza disse que o vídeo viralizou na região Centro-Oeste e Sul e frisou que é casado com uma gaúcha e o sogro dele é gaúcho e produtor.