25/11/2024

Economia

Cerca de 200 mil piauienses correm risco de perder a tarifa social de energia elétrica

O estado tem ainda cerca 95 mil famílias com potencial para receber o benefício

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 29/09/2021, 16:08

O Piauí possui 159.802 cadastros do Número de Identificação Social (NIS) atrasados e 41.673 prestes a vencer, de acordo com a Equatorial Energia. Os descontos na conta de luz podem chegar até 65%.

Alguns municípios do estado acumulam um elevado índice de cadastros não atualizados. Em Canavieiras, por exemplo, são 69,42% . O índice também é elevado em outras cidades, como Aroeiras do Itaim (63,77%), Vila Nova do Piauí (62,34%), São João da Serra (61,66%) e Floresta do Piauí (59,74%).

Foto: Reprodução

Em parceria com a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), a empresa está buscando realizar o recadastramento de famílias assistidas pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), para que não percam o benefício.

A Equatorial destaca a necessidade de manter o NIS ativo. “São esforços em todas as frentes, desde mutirões de cadastros nos municípios até parcerias com os CRA’s para busca ativa das famílias aptas a receber o benefício. Uma vez cadastrado, é necessário que o cliente mantenha seu cadastro do Número de Identificação Social (NIS) atualizado a cada dois anos”, informou a empresa.

A Consultora de Relacionamento da Equatorial Piauí, Patrícia Araújo orienta a população a manter o cadastro ativo. “Além da busca ativa deste público, também precisamos de uma mobilização da população para assegurar que o benefício da Tarifa Social chegue a um número cada vez maior de piauienses. Na fatura de energia consta o status atual do cadastro do cliente como forma de alertar quando o mesmo precisa ser atualizado para que o beneficiário não perca o subsídio”, orientou.

Para continuar tendo acesso ao benefício é obrigatório fazer a atualização cadastral a cada dois anos. O responsável pelo NIS deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para efetuar a regularização do cadastro. Também é possível fazer o recadastramento pelo site da Sasc, no link: https://www.tsee.com.br/pi.

Existem ainda no estado cerca de 95 mil famílias com potencial para receber o benefício. Em 2020, mais de 200 mil piauienses foram alcançados para benefício da tarifa social. A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que auxilia as famílias no orçamento mensal. Para ter acesso ao benefício é necessário manter ativo o Número da Identificação Social (NIS), que deve ser atualizado a cada dois anos nos Cras dos municípios.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM