Índice de 8,82% se aplica a policiais militares, bombeiros militares e servidores efetivos
Matéria de Luciano Coelho
O Governo do Estado enviou para a Assembleia Legislativa (Alepi) a Mensagem nº 83/2021, propondo o reajuste do vencimento e do subsídio dos policiais militares, bombeiros militares e servidores públicos efetivos no percentual de 8,82% a partir de maio de 2022.
O valor se aplica aos inativos e pensionistas e já está sob análise nas comissões técnicas. A Mesa Diretora da Assembleia também recebeu ofício do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) com o projeto de lei que reajusta o valor dos vencimentos dos servidores efetivos, das remunerações dos servidores comissionados e das gratificações dos policiais militares integrantes do Pelotão Especial de Segurança.
O reajuste vale a partir de janeiro de 2022. A presidente do TCE-PI, conselheira Lílian Martins, justificou o reajuste alegando que há dois anos os servidores não têm ganho salarial.
Os deputados já tinham autorizado o reajuste salarial para os servidores do Judiciário em 12,37%. Segundo o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador José Ribamar Oliveira, a medida contempla servidores efetivos, ativos e inativos, incidindo também os atuais valores das gratificações pelo exercício de cargos em comissão e de funções de confiança.