Prazo de envio das declarações vai de 15 de março a 31 de maio
Matéria de Gabriel Prado
A Secretaria da Receita Federal divulgou nesta segunda-feira (27) as nvoas regras do Imposto de Renda 2023. O prazo de envio da declaração do imposto se inicia no dia 15 de março e se encerra 31 de maio.
Uma das novidades deste ano é que o contribuinte poderá utilizar a declaração pré-preenchida já na abertura do período de entrega do documento, disponível tanto pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), via computador, quanto pela solução Meu Imposto de Renda, on-line ou em aplicativo para iOS ou Android. A medida visa minimizar erros e oferecer maior comodidade aos contribuintes, já que o sistema da Receita traz automaticamente diversas informações que antes precisavam ser preenchidas uma a uma pelo declarante, que é responsável por confirmar, alterar, incluir ou excluir dados.
Em entrevista ao JT1, o contador Lucas Veloso comenta algumas das novidades do Imposto de Renda 2023 e esclarece dúvidas:
“A Receita vem buscando a cada ano ter uma declaração de forma onde ela consiga cruzar todas as informações. Na declaração pré-preenchida ela consegue captar as informações de diversos outros órgãos que já informaram suas declarações à receita; o contribuinte primeiro passa a ter a conta Gov nível Ouro ou Prata e, optando pela declaração pré-preenchida, ela vai conter todas as informações que já estão na base da receita federal para a sua declaração. Essa declaração minimiza a possiblidade do contribuinte cair na “malha fina” [que é quando quando a Receita Federal encontra inconsistências na declaração anual]”, explica o contador.
Confira a entrevista a seguir: