Miniusina beneficiará cerca de 50 famílias que vivem da agricultura
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) entregou, nessa sexta-feira (25), uma miniusina móvel de beneficiamento de algodão para a Associação de Moradores da Comunidade Lagoa do Juá, na zona rural de São Francisco de Assis do Piauí, no Território de Desenvolvimento Vale do Canindé.
O equipamento beneficiará cerca de 50 famílias sustentadas pela agricultura nas comunidades rurais de São Francisco de Assis do Piauí e Paulistana.
Por meio da miniusina móvel é possível obter o produto em pluma organizado em fardos a partir do algodão em rama. Dessa forma, o equipamento tira o caroço do algodão e o separa para ser utilizado ou no plantio da safra seguinte ou para ração animal.
De acordo com a SAF, atualmente existem duas usinas de beneficiamento de algodão, em Paulistana, para onde era levado o algodão produzido em São Francisco de Assis, e São Raimundo Nonato.
Em 2024, foram produzidas nove toneladas de algodão orgânico. O produto é exportado integralmente para a fábrica francesa Vert, que produz tênis a partir de materiais orgânicos e agroecológicos.
Com informações do Governo do Estado