Uma parte da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) se manifestou ontem em frente ao prédio do Conselho Universitário contra o corte nas […]
Uma parte da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) se manifestou ontem em frente ao prédio do Conselho Universitário contra o corte nas bolsas de alunos e professores, e também contra o projeto Future-se, que segundo eles, é a privatização das universidades públicas.
Uma parte dos estudantes e servidores ainda tentou invadir o prédio da reitoria da UFPI. O reitor Arimatéia Dantas recebeu uma comitiva para tratar sobre o projeto Future-se, que trata da autonomia das universidades.
O Future-se é um projeto do Ministério da Educação divulgado pelo ministro Abraham Weintraub para os reitores das Universidades Federais brasileiras.
Segundo o MEC, o objetivo do projeto é dar mais autonomia financeira para as Universidades e Institutos Federais, fomentando o empreendedorismo e a inovação e captando recursos privados. Isso se daria através de contratos de gestão da União e dos IFES com Organizações Sociais (OS) que possuam atividades “ligadas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à cultura e que estejam relacionadas às finalidades do Programa”.