06/01/2025

Educação

Falta de professores na Uespi faz com que os alunos sejam prejudicados por falta de disciplinas

Diminuição de ofertas de disciplinas foi decisão tomada pelo colegiado

Compartilhe agora

Publicado por: FM No Tempo 03/06/2021, 12:07

A universidade estadual do Piauí (Uespi) enfrenta alguns problemas, e reitor da instituição , Evandro Alberto, em entrevista ao JT1 da Teresina FM, falou de um deles, que é a falta de professores que gerou a diminuição das ofertas de disciplinas para os alunos. A entrevista aconteceu nesta quinta-feira (03).

Captura de tela da entrevista do JT1 na Teresina FM.

Luana Araújo, aluna da Uespi de Letras-espanhol informou em sua participação durante a entrevista que só conseguiu se matricular em três disciplinas, das sete que seriam ofertadas para o seu bloco. O motivo, segundo ela, seria a ausência de professores. O reitor esclareceu que essa questão da pouca oferta de disciplinas foi uma decisão tomada em conjunto pelo sindicato dos professores e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). 

“Foi uma decisão que não foi da reitoria, são decisões colegiadas, que acompanharam as determinações, as diretrizes. Por exemplo, se for disciplina prática ou laboratorial ficarão suspensas, por conta da pandemia”, completa o reitor.

Quanto à questão da falta dos professores, admitiu  o problema, mas que no momento só pode ser feito concurso público para professor substituto, e para professor efetivo, segue suspenso por conta da legislação.

Atualmente, a Uespi possui 947 professores efetivos e o concurso para professor substituto é para ocupar a vaga dos docentes que estão afastados para capacitação ou licença saúde.

 

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM