Eleições ocorrerão no dia 30 de novembro por meio de sistema de votação eletrônica
O professor Raimundo Dutra e a professora Patrícia Caldas são pré-candidatos a reitor e a vice-reitora na chapa “Mudar e Reconstruir” nas eleições da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que acontecem no dia 30 de novembro. Os pré-candidatos fizeram o registro da chapa na noite desta quinta-feira (28) de forma remota, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Os educadores são egressos da Uespi, ele do curso de Pedagogia e ela do curso de Direito. Dutra possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação, com estágio de pós-graduação em Educação (Doutorado Sanduíche PDSE/CAPES) na Universidade de Aveiro, em Portugal.
Ele foi presidente do Centro Acadêmico e militou nos movimentos estudantis na década de 90. É professor da instituição desde 2001. Já foi coordenador do curso de Pedagogia, coordenador de pós-graduação em Docência do Ensino Superior, coordenador geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e pró-reitor de Extensão de Assuntos Estudantis e Comunitários da Uespi.
Além disso, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Histórico-Culturais em formação de professores e prática pedagógica (GEHFOP/Uespi) e é autor de diversos livros e artigos científicos na área da educação.
De acordo com o professor, a chapa apresenta um novo modelo de gestão para a universidade priorizando a governança democrática e participativa. “A nossa chapa propõe uma mudança com relação ao planejamento institucional. A universidade precisa ter uma gestão que priorize o planejamento pedagógico de maneira séria, que seja construído nas necessidades institucionais e comunitárias visando o desenvolvimento da nossa instituição”, ressaltou.
Patrícia Caldas é professora do curso de Direito desde 2006. Já foi coordenadora do curso em 2011 e de 2016 a 2019, além de diretora do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA). Possui mestrado em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB). É especialista em Direito Processual pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pela Escola Superior de Advocacia (ESA).
A professora frisou que o seu intuito é ajudar a reconstruir a Universidade Estadual do Piauí. “Queremos reconstruir uma Uespi com infraestrutura, com organização acadêmica, administrativa, acessível e que seja capaz de oferecer para os alunos e professores a assistência que eles merecem, para que ela seja a instituição pública que todos nós queremos, de referência para todos”, destacou.
No plano de gestão da chapa é destaque a proposição de uma Universidade “ativa, efetiva, com qualidade social e sustentavelmente referenciada”. O documento enfatiza a dimensão política e técnica de uma futura administração da universidade. No âmbito político, a capacidade de mobilização e envolvimento da comunidade universitária e sociedade piauiense e no âmbito técnico, a produção de políticas de desenvolvimento social, econômico e ambiental, planejadas e articuladas nas ações de ensino, pesquisa e extensão.
A campanha acontecerá no período de 10 a 29 de novembro. A escolha para os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) será no dia 30 de novembro, das 7h às 19h, por meio do Sistema de Votação Eletrônica Helios Voting, um software livre e gratuito desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Poderão votar estudantes, técnicos e professores. A apuração dos votos ocorrerá logo após o término da votação.