Chapa do atual reitor superou o oposicionista Raimundo Dutra, escolhido por 38,62% da comunidade acadêmica
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) divulgou nesta terça-feira (30) o resultado preliminar das eleições para a reitoria da instituição, realizadas no mesmo dia. De acordo com a Comissão Eleitoral, os professores Evandro Alberto e Jesus Abreu, respectivos candidatos a reitor e vice-reitor pela chapa “Uespi Forte e Coerente”, foram eleitos com 58,26% dos votos da comunidade acadêmica.
Segundo a apuração da Uespi, a dupla derrotou a chapa de oposição “Juntos para mudar e reconstruir a Uespi”, composta pelos professores Raimundo Dutra e Patrícia Caldas, que registrou 38,62% dos votos. Votos nulos e brancos representaram 3,11% dos totais.
Embora Dutra e Caldas tenham obtido mais votos totais (2892 contra 2828), Alberto e Abreu receberam apoio decisivo do corpo docente (494 contra 333) e dos técnicos (223 contra 78) da instituição, cujos votos possuem peso maior (3 e 2, respectivamente). A chapa de oposição, por sua vez, apenas superou os vencedores na contagem dos estudantes (2481 contra 2111).
A eleição foi realizada de forma virtual por meio do sistema de votação eletrônica Helios Voting, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), e a comunidade acadêmica esteve apta a votar das 9h às 17h.
De acordo com a Uespi, o prazo para interposição de recurso contra o resultado preliminar inicia nesta quinta (2) e encerra na sexta-feira (3). O resultado final será divulgado na próxima quinta (9).
Evandro Alberto é o atual reitor da universidade, tendo assumido o cargo em janeiro deste ano após a saída de seu antecessor, Nouga Cardoso, que aceitou o convite da Prefeitura de Teresina para chefiar a Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Natural de Picos, ingressou no corpo docente da Uespi como professor provisório de jornalismo em 2002, curso que coordenou entre 2003 e 2006. Dirigiu o campus Prof. Barros Araújo de 2014 a 2017, quando foi eleito vice-reitor na chapa de Cardoso.