Instituição de ensino disponibilizará 40 vagas por período letivo via Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) contará com o curso de bacharelado em psicologia no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, a partir de 2023. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (25) pela instituição de ensino, que deverá ofertar 40 vagas por período letivo, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para o curso vinculado ao Centro de Ciências da Educação (CCE).
Ver essa foto no Instagram
A aprovação foi concedida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que enviou avaliadores para uma visita técnica à universidade entre 18 e 19 de abril. Os integrantes do Inep atribuíram ao novo curso a nota 4,21 em uma escala que vai até 5. Para obtenção do conceito, foram considerados organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. A UFPI espera que o anúncio oficial seja publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias.
“Nosso curso de psicologia foi muito bem avaliado. É um sonho que estamos tornando realidade. Será um salto na formação de profissionais nessa área que antes contavam com apenas uma instituição pública a oferecer a graduação em psicologia na capital”, enfatizou o reitor Gildásio Guedes.
O corpo docente é formado por 19 professores, sendo 18 doutores e um mestre. Posteriormente, o quadro de professores será ampliado, com a realização de novos concursos. Segundo o pró-reitor de planejamento Luis Carlos Sales, os códigos de vaga para educadores e as condições para a abertura e funcionamento do curso estão garantidos.
Com duração de cinco anos, a graduação em psicologia já dispõe de coordenação e salas de aula para os dois primeiros anos. A UFPI pretende ainda implementar o projeto arquitetônico do Serviço Escola de Psicologia, necessário para os alunos promoverem dinâmicas práticas e estágios.
“A sociedade ganha um profissional que poderá atuar em distintos contextos. O curso vai permitir ao aluno escolher em duas ênfases: a psicologia e processos clínicos ou psicologia e processos educacionais”, explicou a coordenadora do curso, Ana Raquel de Oliveira.
O curso vinculado ao CCE desenvolverá atividades laboratoriais em parceria com o Centro de Ciências da Saúde (CCS). “Estamos todos muito felizes com o resultado da avaliação in loco da equipe do Inep. Esse resultado reflete o esforço coletivo da equipe de docentes do CCE que, com o apoio da gestão superior, desde o ano passado, vem trabalhando incansavelmente no sentido de construir as condições para aprovação do curso”, avaliou a diretora do CCE, Eliana Alencar.
Com informações da UFPI