As regras foram oficializadas através de uma portaria
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), anunciou medidas sanitárias voltadas para o enfretamento da Covid-19 no âmbito das escolas estaduais.
As regras foram oficializadas através da portaria Nº 1261/2022, publicadas na edição dessa quinta-feira (7) do Diário Oficial do Estado.
O documento leva em consideração as recomendações do Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública do Estado do Piauí (COE) e do decreto estadual sobre o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados.
As escolas funcionarão de forma presencial. Haverá a exigência da apresentação do comprovante de vacinação dos alunos, servidores e empregados e uso obrigatório de mascaras. O documento prevê ainda que o Conselho Tutelar deverá ser notificado caso os responsáveis não apresentem o comprovante de vacina para que sejam tomadas as providências cabíveis.
A portaria traz ainda medidas que deverão ser tomadas caso haja casos positivos de Covid-19 na Unidade Escolar. A escola deve ter uma área para o isolamento de pessoas com sintomas até que elas possam se retirar do imóvel.
Casos suspeitos e confirmados devem ainda ser afastados da instituição por 7 dias, caso os sintomas persistam a ausência deve ser ampliada por 10 dias ou com um teste negativo.
As aulas só serão suspensas caso atenda critérios definidos na portaria. As medidas já estão em vigor e todos os os casos de Covid-19 entre alunos deverão ser informados à Secretaria de Estado da Saúde.