16/11/2024

Educação

Fundef: Deputada quer alterar PL do governo para formalizar divisão da primeira parcela dos precatórios

Governadora Regina Sousa só promete atender ao pleito em caso de decisão judicial

Compartilhe agora

Publicado por: Wanderson Camêlo 22/09/2022, 09:51

A deputada estadual Teresina Britto (Federação PT/PV/PCdoB) quer que o governo do Estado volte atrás e divida entre os professores a primeira parcela (R$ 1,6 bilhão) dos precatórios do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef).

Teresa Britto, deputada estadual pela Federação PT/PV/PCdoB (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)

A parlamentar propôs formalizar a proposta através de emenda a um projeto de lei apresentado pelo executivo esta semana na Assembleia Legislativa. 

O PL em questão diz respeito ao rateio de 60% da segunda parcela (R$ 510 milhões) dos precatórios do Fundef com os professores. A matéria, lida em plenário na última terça-feira (20), visa estabelecer os percentuais e critérios para a distribuição dos recursos.

Apesar do esforço da deputada, vai ser difícil o consenso junto ao executivo. Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira, a governadora Regina Sousa (Federação PT/PV/PCdoB), garantiu que só vai ratear a primeira parcela dos benefícios em caso de determinação judicial.

Professores da rede estadual protestam durante greve da categoria (Foto: Divulgação/Sinte-PI)

“Essa outra parte estamos discutindo na Justiça; se ela autorizar, aí é outra estória para o Estado discutir”, declarou a gestora.

Teresa apresentou, também na quarta, a proposta de emenda ao projeto de lei do governo estadual. As duas matérias ainda vão tramitar pelas devidas comissões técnicas da Alepi.

Com informações da Alepi

Matéria relacionada:

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM