No Albertão, Altos é superado pelo Paysandu e se despede do futebol nacional na próxima rodada; Oeirense vence mais uma e fica muito perto do acesso estadual
Matéria de Eric Souza
O final de semana trouxe um misto de emoções aos clubes piauienses que entraram em campo no sábado (18) e no domingo (19). Enquanto o 4 de Julho venceu em seu estádio e deu mais um passo rumo ao acesso na Série D, o Altos foi derrotado, também em casa, e viu as chances de classificação para a fase seguinte da Série C serem completamente zeradas.
Na Segunda Divisão estadual, o Oeirense emplacou o quarto triunfo consecutivo e ampliou a vantagem na ponta da tabela. Confira o resumo de todas as partidas:
Brasileirão Série C
Altos 2 x 3 Paysandu (PA)
Garantido na terceira divisão do Campeonato Brasileiro em 2022, o Altos queria também a vaga para o quadrangular de acesso à Série B e, para isso, precisava derrotar o Paysandu no Albertão. Contudo, ficou atrás no placar com apenas seis minutos de jogo, após Robinho encobrir o goleiro alviverde com um toque de cabeça na bola. Pouco depois, Manoel, artilheiro do Jacaré na temporada, recebeu na grande área e empatou a partida com um chutaço no ângulo.
No final do primeiro tempo, um gol para cada lado: a virada do Altos veio com o lateral bicolor Leandro Silva, que desviou para o próprio patrimônio em meio a cobrança de falta. A vantagem, porém, não durou muito, e Perema deixou tudo igual novamente antes do intervalo. O resultado então foi definido na última etapa. Em cobrança de escanteio, Leandro Silva, que marcara contra momentos antes, mandou por baixo das pernas do arqueiro Fábio e fez o gol da vitória do Papão.
Com isso, o clube paraense assumiu a liderança do Grupo A e praticamente encaminhou a vaga para a segunda fase. Derrotado, o Jacaré precisava de uma vitória do Jacuipense (BA) em João Pessoa, diante do Botafogo (PB), mas o triunfo do Belo por 1 a 0 decretou a eliminação da equipe piauiense, que se despede da Série C no próximo sábado.
Próximo jogo – 18ª rodada (25/09)
Jacuipense (BA) x Altos (Estádio do Barradão, 17h)
Brasileirão Série D
4 de Julho 3 x 0 Penarol (AM)
Após a derrota pelo placar mínimo no Amazonas, o 4 de Julho recebeu o Penarol em Piripiri e necessitava vencer por dois gols ou mais de diferença para se classificar às oitavas de final e seguir sonhando com o acesso à Terceirona. Para cumprir o objetivo, o Gavião Colorado contou com a dobradinha Zé Flores e Zé Artur: o último abriu o placar, de cabeça, aproveitando cruzamento do xará.
No segundo tempo, Zé Artur protagonizou bonito lance, deixando os defensores do Penarol para trás e ampliando o marcador. Aos 35 minutos, o centroavante Jânio Daniel converteu pênalti que ele mesmo sofreu e selou a classificação do Quatro em grande estilo.
A vitória trouxe alívio ao 4 de Julho, que apenas aguardou a definição do confronto entre ABC (RN) e Retrô (PE) para conhecer seu novo adversário. No domingo, o Alvinegro bateu o rival por 3 a 2 e enfrentará o Colorado de Piripiri no próximo final de semana, pelo jogo de ida das oitavas, na Arena Ytacoatiara.
Próximo jogo – Oitavas de final, jogo de ida (26/09)
4 de Julho x ABC (RN) (Arena Ytacoatiara, 15h)
Campeonato Piauiense – Série B
Caiçara 1 x 2 Oeirense
Em partida que inaugurou o segundo turno da divisão de acesso do Campeonato Piauiense, o Oeirense superou o Caiçara pelo placar de 2 a 1 e consolidou sua vantagem na liderança. Caíque marcou o primeiro do Cachorro Louco, após contra-ataque fatal. Lopeu, de pênalti, igualou o placar para o Alvirrubro. Aos 43 da etapa final, mais um pênalti, dessa vez para o clube da Capital da Fé, que garantiu o triunfo graças à finalização certeira de Rhuann.
A quarta vitória consecutiva do Oeirense lhe garantiu uma vantagem de seis pontos para o segundo colocado, Piauí, e deixa em uma situação bastante confortável. Caso siga vencendo, pode carimbar a vaga na Série A de 2022 e na grande decisão da Série B com duas rodadas de antecedência.
Piauí 1 x 3 Comercial
No Albertão, o Piauí alcançou a marca negativa de duas derrotas seguidas, ao perder por 3 a 1 diante do Comercial de Campo Maior. Valtinho e Ikson marcaram para o Bode, enquanto Levi foi o autor do único gol do Enxuga-Rato. O clube de Teresina permanece na vice-liderança, com nove pontos, embora comece a se sentir ameaçado pela aproximação do Cori-Sabbá, que possui a mesma quantidade de pontos mas tem uma vitória a menos.
Por outro lado, o Comercial soma três pontos pela primeira vez desde a terceira rodada e deixa a lanterna, passando a ficar no encalço do arquirrival Caiçara, a apenas um ponto de distância na tabela.
Cori-Sabbá 2 x 2 Timon
Diante do Timon, o Cori-Sabbá perdeu sua invencibilidade jogando no Tibério Nunes. Os visitantes saíram na frente com Kailon, logo no início da partida, mas a Águia buscou o empate ainda no primeiro tempo com Netho Brasil, atacante ex-River e Flamengo. Na volta do intervalo, o camisa 9 balançou as redes novamente e colocou a equipe de Floriano na frente. Contudo, aos 45 da segunda etapa, Índio empatou para o Soberano.
O placar igualado persistiu, e o Cori-Sabbá estacionou em terceiro lugar, a uma vitória da zona de classificação para a final da Série B. Sorte diversa teve o Timon, ultrapassado pelo Comercial e relegado mais uma vez à última posição da tabela, com meros cinco pontos.
Próximos jogos – 7ª rodada (22/09)
Timon x Piauí (Estádio Albertão, 16h)
Comercial x Caiçara (Estádio Deusdeth de Melo, 16h)
Oeirense x Cori-Sabbá (Estádio Gerson Campos, 16h)