Fluminense-PI busca final inédita no Nordestão sub-20 e meninas do Brasil voam no Mundial de Handebol Feminino
O atleta piauiense Kawan Pereira foi eleito o melhor atleta dos saltos ornamentais do Brasil em 2021. A honraria foi concedida durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em Aracaju, nesta terça-feira (7).
Neste ano, Kawan tornou-se o primeiro brasileiro a disputar uma final olímpica na história, alcançando o 10º lugar em Tóquio, além de conquistar um ouro (trampolim 3m) e dois bronzes (trampolim 1m e plataforma sincronizada) no Mundial Júnior de Saltos Ornamentais em Kiev, na Ucrânia. A medalha de ouro, vale lembrar, é a primeira para atletas da categoria júnior na história da modalidade no Brasil.
O jovem de apenas 19 anos levou o bronze na plataforma sincronizada ao lado de Diogo Silva, nesta quarta-feira (8), e ainda competirá na plataforma 10m, onde é especialista e foi finalista nas Olimpíadas de Tóquio, na quinta (9).
Ainda no Prêmio Brasil Olímpico, os medalhistas olímpicos Rebeca Andrade, da ginástica artística, e Isaquias Queiroz, da canoagem, levaram os títulos de atletas do ano.
Isaquias se tornou o maior vencedor da história do evento, com quatro títulos, superando o nadador Cesar Cielo, que tem três. Na categoria Atleta da Torcida, a vice-campeã olímpica de vôlei Fernanda Garay foi a escolhida pelo público;
O ano de 2021 ficou marcado como o melhor da história para o esporte olímpico nacional, já que o país conseguiu a melhor campanha nas Olimpíadas de Tóquio, com direito a recorde de medalhas (21, superando as 19 da Rio 2016) e a inédita 12ª posição no quadro de medalhas.
No Mundial de Handebol Feminino, o Brasil segue 100% após vencer a Áustria na abertura da segunda fase do torneio, nesta quarta, pelo placar de 38 a 31. Tamires Araújo foi eleita a melhor jogadora da partida e artilheira do Brasil, com sete gols.
Com o resultado, a seleção praticamente encaminha a vaga nas quartas de final. A vitória sobre a Áustria se soma às outras três conquistadas na primeira fase, em um grupo que tinha Croácia, Paraguai e Japão;
Na segunda fase, o Brasil lidera o grupo 4, que conta com Argentina, Áustria, Croácia, Espanha e Japão. Como venceu croatas e japonesas na etapa anterior, já somava quatro pontos e chegou aos seis com o triunfo diante das austríacas;
Agora, o Brasil faz mais dois jogos para confirmar a vaga nas quartas. O primeiro é nesta sexta-feira (10), diante da clássica rival Argentina. Basta um empate ou uma vitória simples para assegurar a classificação. Já o segundo é no domingo (12), contra a Espanha, outra grande favorita para avançar de fase.
O Fluminense-PI derrotou o Ceará por 3 a 0, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, em duelo válido pela 6ª e última rodada da Copa do Nordeste sub-20, realizado nesta terça-feira (7). Com a vitória, o Tricolor garantiu a primeira colocação do grupo D e avançou de forma inédita às semifinais do torneio regional.
Em outra chave, mais especificamente o grupo C, o Floresta-CE bateu o Sampaio Corrêa-MA também por 3 a 0 e será o adversário do Fluminense nas semis. A partida única será disputada no Ceará, devido ao fato de a equipe rival ter feito melhor campanha na fase de grupos, e ocorrerá às 15h deste domingo (12) no estádio Domingão;
A equipe vencedora enfrentará o vencedor da outra semifinal, entre Vitória-BA e CRB-AL, que duelam neste sábado (11). Data e horário da grande final ainda serão divulgados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A 38ª e última rodada do Brasileirão será disputada nesta quinta, com todos os jogos ocorrendo simultaneamente às 21h30. O Fluminense recebe a já rebaixada Chapecoense no Maracanã em busca de uma vaga direta à fase de grupos da Libertadores da América. Caso tropece diante da equipe catarinense, ainda estará garantido na etapa preliminar do torneio continental.
No confronto mais aguardado da noite, o Grêmio encara o campeão Atlético Mineiro, que apenas cumpre tabela, em uma tentativa desesperada de evitar o terceiro rebaixamento de sua história. Somente a vitória interessa ao clube gaúcho, que ainda precisa torcer para Juventude, Cuiabá e Bahia não ganharem suas respectivas partidas.
Outra equipe que busca a permanência na Série A de 2022 é o Bahia, que viaja à capital cearense para enfrentar o Fortaleza, já classificado para a Libertadores. Em caso de vitória, o Tricolor baiano ainda pode beliscar uma vaga na Copa Sul-Americana.
Palmeiras x Ceará – Arena Barueri, Barueri (SP)
Santos x Cuiabá – Vila Belmiro, Santos (SP)
América-MG x São Paulo – Arena Independência, Belo Horizonte (MG)
Sport x Athletico-PR – Arena Pernambuco, São João da Mata (PE)
Bragantino x Internacional – Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista (SP)
Juventude x Corinthians – Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS)
Atlético-GO x Flamengo – Antônio Accioly, Goiânia (GO)