Altos volta a vencer com primeiro gol de Manoel no ano; Palmeiras viaja ao Oriente Médio em busca da primeira taça do Mundial
O Esporte é Notícia encerra nesta quinta-feira (3) o quadro intitulado “Mascotes dos Clubes”, iniciado em janeiro. Durante sete dias, a reportagem da Teresina FM trouxe dois clubes piauienses, contou as histórias de seus respectivos mascotes e explicou os motivos por trás da adoção desses símbolos.
Os ouvintes e internautas da Teresina FM conheceram os mascotes de 12 clubes em atividade no Piauí: 4 de Julho, Altos, Caiçara, Comercial-PI, Cori-Sabbá, Flamengo-PI, Fluminense-PI, Oeirense, Parnahyba, Piauí, Picos e River-PI.
As duas últimas equipes são marcadas por histórias espirituosas e também de reformulação; em comum, ambas estão na Série B do Campeonato Piauiense.
A Sociedade Esportiva Tiradentes, fundada em 1966 por um grupo de subtenentes e sargentos da Polícia Militar do Piauí, já conquistou o Campeonato Piauiense em cinco ocasiões, tendo a última ocorrido em 1990. Atualmente, disputa a Série B estadual.
Quando o coronel Canuto Caldas assumiu a presidência do clube, em 1972, teria se inspirado na Associação Esportiva Tiradentes, equipe de mesmo nome sediada em Fortaleza, para escolher o tigre como mascote oficial do clube. Vem daí, inclusive, o apelido “Tigrão da PM”.
“Porém, ele precisava do animal para completar a estória. Não o encontrando, decidiu adotar uma onça; à época, muitos acreditaram se tratar realmente de um tigre. E assim ficou por muito tempo, com a moradia na sede”, conta o coronel Ferreira Filho, da PM-PI.
O Esporte Clube Timon talvez seja a equipe mais peculiar a passar por este quadro: fundada em 2015, possuía sede em Timon, no Maranhão, mas era filiada à Federação de Futebol do Piauí (FFP) e disputava, portanto, o Campeonato Piauiense.
Quatro anos depois, conseguiu acesso à Série A estadual, perdendo na final para o Picos. No ano seguinte, contudo, foi rebaixado novamente à Segunda Divisão. Seu mascote, à época, era a Águia, escolhida em função de sua soberania e majestade.
Em 2021, o Timon anunciou em suas redes sociais uma reformulação completa: mudou de nome, passando a se chamar Teresina Esporte Clube, e alterou escudo e uniforme.
“Acompanhando essas mudanças, nosso novo mascote deverá ser anunciado em breve”, afirma Diogo Nogueira, presidente do clube.
Após duas derrotas consecutivas no Estadual e na Copa do Nordeste, o Altos enfim reencontrou o caminho das vitórias ao derrotar o Oeirense por 1 a 0, nesta quarta-feira (2), no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina.
Manoel, um dos artilheiros do Brasil no ano passado com 22 gols marcados, anotou seu primeiro tento em 2022. O artilheiro ajudou o Jacaré a entrar no G-4, zona de classificação às semifinais do torneio, com sete pontos. Por outro lado, o Oeirense cai para a quinta colocação e segue sem vencer longe de seus domínios.
O Alviverde tem pela frente um confronto com o Sergipe, neste domingo (6), pela 3ª rodada do Nordestão, em Aracaju. Só volta a campo pelo Piauiense na próxima quarta-feira (9), mais uma vez fora de casa, contra o 4 de Julho em Piripiri. Já o Cachorro Louco encara o Parnahyba, no litoral do estado, neste sábado (5).
Flamengo-PI x Cori-Sabbá (Lindolfo Monteiro, 03/02, 20h)
Parnahyba x Oeirense (Pedro Alelaf, 05/02, 17h)
4 de Julho x River-PI (Arena Ytacoatiara, 06/02, 9h)
A enorme repercussão da luta entre Whindersson Nunes e Acelino “Popó” Freitas levou o ex-piloto de Fórmula 1 Felipe Massa a fazer um convite para o humorista piauiense. Em suas redes sociais, Massa sugeriu ao comediante que lhe faça companhia na próxima corrida da Stock Car.
“Do ringue para pista, será que minha dupla para a corrida é o Whindersson? Muita gente sugeriu ele para correr comigo na corrida de duplas em Interlagos. Popó disse que o cara é guerreiro! Se ele disse, eu acredito!”, escreveu.
Enquanto Whindersson ainda não se manifestou, o próprio Popó veio a público apoiar a iniciativa. “Está aí!”, comentou o tetracampeão mundial de boxe.
O Mundial de Clubes da FIFA de 2022 começa hoje, às 13h30, com a partida inaugural entre os donos da casa Al-Jazira (EAU) e o representante da Oceania, Pirae (TAH). O vencedor avança à segunda fase e enfrenta o campeão da Ásia, Al-Hilal (SAU).
O Palmeiras, campeão da América do Sul, entra em campo somente na próxima terça-feira (8), diante do vencedor do confronto entre o campeão da África, Al-Ahly (EGI), e o campeão da América do Norte, Monterrey (MEX). Caso avance, pode encarar na final o todo-poderoso Chelsea (ING), campeão da Europa.
Essa será a última edição do Mundial de Clubes como conhecemos, com o formato definido pela FIFA desde 2005. A intenção da entidade máxima do futebol é realizar um torneio quadrienal com 24 clubes, que deveria ter acontecido no ano passado, mas foi adiado em função da pandemia de Covid-19 e ainda não tem data para ocorrer.