Marcelo Vilar defende estratégia ofensiva adotada pelo Vaqueiro e lamenta chances perdidas no decorrer do duelo
O Fluminense-PI, vice-campeão estadual em 2021 e líder do Campeonato Piauiense deste ano, enfrentou nesta terça-feira (8) o Santos, equipe que disputa a Série A do Brasileirão, em duelo válido pela segunda fase da Copa do Brasil.
Apesar de ter registrado um desempenho superior ao rival durante quase toda a partida, o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar levou a decisão da vaga para os pênaltis, nos quais o Peixe derrotou o time da casa por 5 a 4.
Para Marcelo Vilar, treinador do Vaqueiro, a atuação do clube piauiense ficou dentro de suas expectativas, embora a classificação não tenha vindo. “Fomos os senhores do jogo no primeiro tempo e, mesmo após o gol sofrido no segundo, criamos muitas oportunidades que infelizmente não foram aproveitadas”, avaliou em entrevista ao JT2 da Teresina FM.
O técnico destacou o trabalho realizado pelo Flu-PI desde o início da pré-temporada, ainda no ano passado, e que dá condições aos atletas para que alcancem os resultados observados tanto no Campeonato Piauiense, quanto na Copa do Brasil.
“Não se trata somente de investimento; se a questão fosse apenas financeira, teríamos sido goleados pelo Santos, uma vez que nossa folha de pagamento é menor que o salário do Ricardo Goulart [atacante do Alvinegro]. A função do dinheiro no clube é possibilitar uma preparação de alto nível”, apontou.
Vilar afirmou ainda que não considerou a possibilidade de, após inaugurar o placar, recuar a equipe dentro de campo. Na visão do comandante, “a melhor defesa é o ataque”, filosofia que o leva a priorizar estratégias ofensivas sem, claro, deixar de lado a marcação.
“Cada um de nossos jogadores correram, em média, 11 km. Não gosto de ficar atrás, esperando ser abatido; se não tivéssemos perdido tantas chances, a tática teria funcionado perfeitamente e seria avaliado como ‘correta’ por pessoas que a criticam em função da desclassificação”, observou.
As atenções do Fluminense-PI se voltam para a disputa do Estadual, que está a cinco rodadas do término de sua fase inicial. O clube enfrentará o Altos, rival que o desbancou na final de 2021, neste sábado (12), às 17h45, novamente no Albertão.
“Fizemos uma excelente partida contra o Santos, estamos recebendo elogios de todas as partes do país. Vamos viver o luto, mas ele já deve terminar amanhã, quando iremos nos preparar para encarar outro adversário difícil. Queremos mais uma vez jogar de igual para igual e buscar nosso objetivo: o título do Piauiense”, finalizou.