Campo Largo e AABB/Mesa 14 conhecem rivais na Copa do Brasil de Futsal; Fluminense cai na pré-Libertadores
Classificação histórica? Disso o Jacaré entende muito bem. Único representante do Piauí na Série C do Brasileirão, o Altos viajou ao Rio Grande do Norte para encarar o companheiro de divisão ABC de Natal, na tarde desta quarta-feira (16), em partida válida pela segunda fase da Copa do Brasil.
Em um Frasqueirão sem público, devido a uma punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após uma briga entre as torcidas de ABC e Sousa pela etapa preliminar da Copa do Nordeste de 2021, o Alvinegro saiu na frente com uma arrancada impressionante de Kelvin, desde o campo de defesa até a grande área do Altos, onde passou a bola para Fábio Lima, sem goleiro, coroar a jogada com o primeiro gol.
A equipe potiguar, no entanto, abusou das chances perdidas, e foi castigada no segundo tempo com o gol de empate do Alviverde, marcado por Dieguinho, no rebote da finalização de Ferrari. Antes disso, o centroavante Manoel ainda perdeu um pênalti para o clube do Piauí.
Com o placar igualado, a decisão foi levada às grandes penalidades. Ícaro abriu as cobranças e colocou o ABC em vantagem; Elielton empatou posteriormente para o Altos. Na sequência, Tibiri marcou para o Jacaré, mas Richardson, do Alvinegro, parou nas mãos do competente goleiro Marcelo.
Dico, do Altos, converteu sua cobrança, bem como o abecedista Felipinho. Fábio Lima, autor do gol potiguar no tempo regulamentar, não teve a mesma sorte: seu chute explodiu na trave direita. O meia Diego Viana, que nada tem a ver com isso, colocou a bola no fundo das redes e selou a classificação do Jacaré.
A Manga Mecânica jamais havia avançado à terceira fase: em cinco participações na Copa do Brasil, suas melhores campanhas foram registradas em 2017, quando parou diante do Criciúma, também nos pênaltis, e em 2018, frente ao Bragantino, que venceu pelo placar mínimo.
Agora, com a vaga garantida, o Altos fatura R$ 1,9 milhão e totaliza a quantia de R$ 3,2 milhões, recebida somente na disputa da competição nacional – um valor muito bem vindo, diga-se de passagem, em mais uma temporada na Terceira Divisão -, e o próximo adversário será definido em sorteio pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
No duelo entre líder e vice-líder do Estadual, ninguém levou a melhor. À semelhança do primeiro turno, 4 de Julho e Fluminense-PI empataram em 1 a 1 na noite desta quarta-feira (16) na Arena Ytacoatiara, em Piripiri, em confronto válido pela 11ª rodada.
Mais uma vez, como ocorreu na última partida contra o Altos, o Vaqueiro Belchior dominou as ações do jogo, mas saiu atrás no placar: em bonito lance, no qual limpou dois defensores antes de finalizar para as redes, Erivan inaugurou o marcador para o Gavião Colorado.
Após o intervalo, porém, o Flu-PI se recuperou e passou a pressionar o 4 de Julho, que eventualmente acabou por ceder à blitz do Tricolor. Mário Sérgio, artilheiro do Brasil, recebeu de Tarcísio em posição privilegiada e anotou seu 16º gol na temporada.
O empate, irrelevante para o já classificado Vaqueiro, também não serviu para a equipe de Piripiri, que desperdiçou a oportunidade de carimbar a vaga às semifinais do Piauiense e ligou o sinal de alerta, uma vez que o terceiro colocado Altos está a uma vitória de lhe alcançar na tabela.
Fluminense-PI x River-PI (12ª rodada, Albertão, 19/03, 16h)
River-PI x 4 de Julho (13ª rodada, Albertão, 23/03, 19h)
Não é só o futebol de campo que tem Copa do Brasil, tá? O futebol de salão também conta com o torneio de âmbito nacional, que em 2022 registrará a participação de duas equipes piauienses: AABB/Mesa 14 e Campo Largo.
Na primeira fase da competição, o AABB/Mesa 14 encara o Ceará, enquanto o campeão estadual Campo Largo enfrenta o Jijoca. As partidas de ida, para ambas as chaves, acontecem no estado vizinho, enquanto as de volta serão realizadas no Piauí.
Além dos dois clubes, outras 28 equipes, de 16 estados do país, estão na disputa pelo título. As datas e horários dos confrontos ainda devem ser divulgadas pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).
Enquanto isso, no Metropolitano de Futsal, campeonato que reúne oito times de diferentes cidades do Piauí, os representantes do estado na Copa do Brasil tiveram resultados diferentes: o Campo Largo perdeu para o Parma, por 2 a 1, na partida inaugural; já o AABB/Mesa 14 triunfou sobre o Belos pelo placar de 3 a 1.
Nas últimas cinco ocasiões em que o Clássico dos Milhões havia ocorrido nas semifinais do Campeonato Carioca, o Vasco da Gama saiu vencedor em quatro. Entretanto, a discrepância atual entre os arquirrivais é nítida, e muitos apostaram no Flamengo dessa vez.
A aposta se mostrou certeira: com gol de Gabriel Barbosa, de pênalti, o Rubro-Negro derrotou o Cruzmaltino pelo placar mínimo, na noite desta quarta, no Maracanã, e constrói uma vantagem confortável para a partida de volta, marcada para domingo (20).
Para desbancar o adversário histórico, o Gigante da Colina precisa vencer por dois ou mais gols de diferença; a repetição do placar da ida classifica o Mais Querido, que busca sua quarta final consecutiva de Estadual.
A nivel continental, outro clube carioca decepcionou seus torcedores nesta quarta. No jogo de volta da terceira e última fase classificatória da Libertadores da América, o Fluminense foi superado pelo Olimpia, no Paraguai, por 2 a 0.
Diferentemente da ida, quando exibiu um futebol de encher os olhos, o Tricolor estava irreconhecível e passou os 90 minutos do tempo regulamentar na zona de defesa. Essa estratégia se provou ineficaz, uma vez que o adversário reverteu a desvantagem e levou a decisão para os pênaltis.
Willian Bigode e Felipe Melo, badaladas aquisições do Flu para a temporada 2022, tiveram suas cobranças defendidas pelo goleiro paraguaio Olveira. Do outro lado, o Olimpia converteu todas as quatro a que teve direito, e comemorou a classificação para a fase de grupos da Liberta.
Para o Fluminense, resta a disputa da Copa Sul-Americana, que conta com os brasileiros Atlético-GO, Santos, Ceará, Internacional, São Paulo e Cuiabá. O sorteio da primeira fase acontece no dia 25 de março, mesma data que o da Libertadores.