24/11/2024

Esporte

Esporte é Notícia #30: Parnahyba volta ao G-4 do Piauiense e cartola do Altos quer receber Fla no Albertão

4 de Julho perde mais uma e corre risco de eliminação no Estadual; Seleção pode bater recorde nas Eliminatórias

Compartilhe agora

Publicado por: FM No Tempo 29/03/2022, 12:22

Campeonato Piauiense

Oeirense 0 x 1 Parnahyba

O Tubarão ainda não morreu na praia! Ao contrário, está mais vivo do que nunca na disputa por uma vaga às semifinais do Campeonato Piauiense. A vitória sobre o Oeirense, fora de casa, conquistada nesta segunda-feira (28), deu novo ânimo à equipe, que volta a figurar entre os quatro primeiros colocados na tabela.

Foto: Lucas Marinho/Parnahyba S.C.

Bastou um único gol para que o Azulino do Litoral deixasse a Capital da Fé com três pontos na bagagem. Isac, artilheiro do clube no Estadual, anotou seu sexto tento após boa assistência de Jeff Silva, aos 37 minutos do primeiro tempo.

O Cachorro Louco, que havia tido duas oportunidades de ouro para abrir o placar ainda na etapa inicial, praticamente não ofereceu ameaça ao visitante no segundo tempo. Antes do término da partida, uma expulsão para cada lado: Guidio, do Time da Fé, e Felipe Pacajus, do Tubarão.

Desse modo, o triunfo magro do Parnahyba lhe rendeu o retorno ao G-4, na quarta colocação, com 21 pontos. A equipe possui a mesma quantidade de River-PI (3º) e 4 de Julho (5º): em relação ao Galo Carijó, tem saldo pior (+7 a -4); quanto ao Gavião Colorado, venceu mais vezes (6 a 5).

Por outro lado, o Oeirense se encontra em uma situação dramática: na 14ª e última rodada, precisa derrotar o Fluminense-PI, em Teresina, e torcer por um revés do Cori-Sabbá, rival direto na luta contra o rebaixamento, diante do 4 de Julho, em Piripiri. Caso esse cenário não se concretize, o clube de Oeiras disputará em 2023 a Série B do Piauiense, de onde veio como campeão na temporada passada.

Altos 1 x 0 4 de Julho

O 4 de Julho, por sinal, é outra equipe que viverá momentos de tensão na rodada final da primeira fase do Estadual. Até às 18h desta segunda, o Colorado era o quarto colocado na tabela; assim que o duelo contra o Altos terminou, por volta das 20h, o clube caíra para a quinta posição, sendo ultrapassado pelo Parnahyba.

Foto: Luis Junior/A.A. Altos

No Lindolfo Monteiro, a equipe mandante saiu na frente logo aos oito minutos de partida: o lateral-direito Wilsinho, do Quatro, mandou a bola para dentro do próprio patrimônio ao tentar afastá-la da grande área em um cruzamento feito pelo Altos.

Os visitantes tiveram boas oportunidades com Rincon, na primeira etapa, e Bala, na segunda, enquanto Willian Júnior por pouco não aumentou a vantagem do Jacaré. Assim, o placar se manteve inalterado e a vitória do Alviverde foi confirmada.

Garantida na segunda colocação do Piauiense, a Manga Mecânica busca agora roubar a liderança do Fluminense-PI, contra quem terá um confronto direto na quinta-feira (31), pelo fechamento da 13ª rodada. Se vencer, dependerá apenas de si mesmo para finalizar a fase inicial na ponta da classificação.

Já o Gavião Colorado irá receber o Cori-Sabbá na Arena Ytacoatiara, em 3 de abril, com obrigação de vencer para avançar às semifinais da competição. Ao mesmo tempo, acompanhará atentamente o duelo entre Parnahyba e River-PI, no litoral do estado, torcendo pelo empate ou pela vitória de um dos dois times.

Classificação

1. Fluminense-PI* (26 pts, J = 12, V = 8, E = 2, D = 2, SG = +20)

2. Altos* (25 pts, J = 12, V = 7, E = 4, D = 1, SG = +15)

3. River-PI (21 pts, J = 13, V = 6, E = 3, D = 4, SG = +7)

4. Parnahyba (21 pts, J = 13, V = 6, E = 3, D = 4, SG = -4)

5. 4 de Julho (21 pts, J = 13, V = 5, E = 6, D = 2, SG = +7)

6. Cori-Sabbá (13 pts, J = 13, V= 3, E = 4, D = 6, SG = -6)

7. Oeirense (11 pts, J = 13, V = 2, E = 5, D = 6, SG = -9)

8. Flamengo-PI** (1 pts, J = 13, V = 0, E = 1, D = 12, SG = -30)

* Classificado às semifinais

** Rebaixado à Série B

Próximos jogos

Altos x Fluminense-PI (13ª rodada, Lindolfo Monteiro, 31/03, 18h)

Parnahyba x River-PI (14ª rodada, Pedro Alelaf, 03/04, 16h)

Copa do Brasil

Altos x Flamengo

Teremos outro confronto histórico na Copa do Brasil! Após o embate entre Fluminense-PI e Santos na segunda fase do torneio nacional, o Piauí receberá a partida de ida entre Altos e Flamengo, em compromisso válido pela terceira fase da competição.

O confronto foi definido em sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na tarde de segunda. Além do primeiro jogo, que será disputado entre os dias 19 e 21 de abril em Teresina, o segundo acontecerá no mítico Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, entre 10 e 12 de maio.

Nas redes sociais, o Altos já lançou mão do mesmíssimo expediente utilizado pelo 4 de Julho na edição passada, quando o clube de Piripiri encarou o São Paulo, também pela terceira fase da Copa do Brasil. Em referência ao encontro mais recente com o xará piauiense, que terminou em uma sonora goleada de 7 a 1, o Jacaré mandou na lata: “De Flamengo a gente entende!”.

A torcida do Rubro-Negro carioca entrou na brincadeira e inverteu as posições, colocando o modesto clube do Piauí acima do Flamengo no cenário do futebol nacional. “Vocês podem ter dinheiro e soberba, mas nós temos a humildade e o povo ao nosso lado”, escreveu um apoiador do Mais Querido.

Jogo no Albertão

A princípio, o local do encontro entre Altos e Flamengo pela Copa do Brasil foi posto em dúvida por uma parcela considerável dos torcedores. Diante de um Albertão com capacidade restrita a 13 mil lugares, em observação aos laudos expedidos no início deste ano pelo Corpo de Bombeiros, muitos chegaram a cogitar que a partida seria realizada em outro estado.

Foto: Divulgação/Fundespi

Entretanto, o presidente do Jacaré, Warton Lacerda, tratou de ir às redes sociais desfazer a confusão e garantiu o jogo na maior praça esportiva do Piauí. “Para acabar com fake news que estão circulando por aí, Altos e Flamengo [acontecerá] no Albertão. Eu defendo meu povo”, declarou.

O mandatário, inclusive, em entrevista concedida à imprensa local, afirmou que buscará juntamente à Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi) a ampliação do público para 40 mil espectadores. A fim de viabilizar a medida, ajustes emergenciais deverão ser feitos no estádio, tais como manutenções nas saídas de emergência, extintores de incêndio, luzes e placas indicadoras e a instalação de banheiros químicos.

A última ocasião em que o Albertão registrou a presença de 40 mil torcedores foi na partida de volta da final da Série D do Brasileirão de 2015, entre River-PI e Botafogo-SP. O jogo terminou empatado em 0 a 0, resultado que concedeu o título à equipe de Ribeirão Preto.

THE Liga

Mais uma rodada eletrizante da THE Liga, principal competição de Fut7 do estado, aconteceu neste final de semana. O destaque novamente fica por conta do Resenha FC, atual campeão, que aplicou uma impiedosa goleada por 13 a 1 sobre o Glorioso.

Foto: Aldo Carvalho/FF7 Piauí

Outras partidas interessantes incluem Ceifeiros e Promadrid, vencida pela equipe azulina por 2 a 1; Galáticos e Espartanos, que contou com um placar elástico – 5 a 2 – para o segundo time; e o emocionante embate entre Bulls e Fúria, o qual terminou com vitória dos Touros por 4 a 3.

Confira os demais resultados da 2ª rodada:

Gálatas 2 x 3 Sampaio Corrêa

Potência 2 x 2 PEC

Entre Amigos 2 x 2 Bendito

Eliminatórias da Copa do Mundo

Bolívia x Brasil

A Seleção Brasileira encara, na noite desta terça-feira (29), seu penúltimo compromisso pelas Eliminatórias da América do Sul. Invicta, caso vença a nona colocada Bolívia, em La Paz, alcançará os 45 pontos e estabelecerá a melhor campanha da história do torneio classificatório desde que este adotou o sistema de pontos corridos.

Foto: Miguel Schincariol/CBF

Apesar dos 3.600 metros de altitude da capital boliviana, alvo de críticas da comissão técnica da Canarinho, o Brasil tem um excelente retrospecto contra o vizinho sul-americano: em 31 encontros, o pentacampeão mundial foi superior 22 vezes, contra apenas cinco triunfos do adversário, além de quatro empates.

Como a Seleção já carimbou sua vaga na Copa do Catar, em novembro, o treinador Tite deve mandar a campo uma equipe alternativa, no intuito de testar diferentes jogadores. A tendência é de que o Brasil comece com a seguinte escalação: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Éder Militão, Alex Telles; Fabinho, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá; Antony, Richarlison e Philippe Coutinho.

Matérias relacionadas:

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM