Piauiense conquista vice da Copa América de Futebol de Areia; no atletismo, Alison dos Santos dispara na Diamond League
A atleta Thainá Silva, do Abelhas Rainhas, faleceu no último domingo (29) em um acidente de motocicleta ocorrido entre os municípios de Simões, no Piauí, e Araripina, em Pernambuco.
A jogadora, que era lateral-direita da equipe de futebol feminino, estava acompanhada de seu primo. O rapaz perdeu o controle do veículo e os dois caíram.
Thainá chegou a ser atendida ainda em Araripina, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O Abelhas Rainhas publicou um texto em sua homenagem nas redes sociais.
A jovem faria sua estreia em competições oficiais no Piauiense Feminino, cujo início deve ocorrer no segundo semestre deste ano. Ela foi integrada ao elenco do Abelhas Rainhas ainda em março.
A Seleção Brasileira de futebol de areia, multicampeã na modalidade, faturou o vice-campeonato da Copa América de Beach Soccer em Assunção, no Paraguai, no domingo.
O adversário na final foi justamente os donos da casa, que venceram a Canarinho por 3 a 2. Carballo (duas vezes) e Medina marcaram para os paraguaios, enquanto Igor e Lucas anotaram os gols brasileiros.
E claro que há um piauiense no elenco da Seleção: Dener, de 24 anos, natural de Parnaíba, esteve presente na campanha quase perfeita do Brasil no torneio, que contou com cinco vitórias e apenas uma derrota, logo na partida mais importante.
Na fase inicial, a equipe bateu o Peru por 5 a 3, a Venezuela por 5 a 2, a Bolívia por sonoros 9 a 1 e o Uruguai por um apertado 6 a 4. Na semifinal, a quinta e última vitória sobre o Chile por 4 a 1.
O folclórico Túlio Maravilha, campeão brasileiro com o Botafogo em 1995, pendurou as chuteiras há três anos, depois de uma saga por clubes de menor expressão no futebol nacional em busca dos mil gols, marca que alcançou em 2014.
A jornada, no entanto, não está encerrada: o atacante anunciou nesta segunda-feira (30) uma pausa na aposentadoria para vestir a camisa do Sport-ES, equipe da Segunda Divisão do Campeonato Capixaba.
Além do Serra e do Botafogo, o futebolista já defendeu as cores de Fluminense, Corinthians, Goiás, Cruzeiro e Santa Cruz, tendo sido artilheiro da Série A do Brasileirão em três oportunidades (1989, 1994 e 1995).
Essa será sua terceira passagem pelo Espírito Santo. Em 2003, o jogador disputou a Copa Espírito Santo pelo Tupy; dez anos mais tarde, voltou à mesma competição, dessa vez para integrar o elenco do Vilavelhense.
Alison dos Santos, medalhista de bronze nas Olimpíadas de 2020, assumiu a liderança isolada da Diamond League, ou Liga de Diamante, principal campeonato de atletismo a nível mundial.
O “Piu” alcançou a primeira colocação na disputa dos 400m com barreiras, justamente a categoria na qual faturou o terceiro lugar em Tóquio, com um tempo de 47s23, a melhor marca registrada neste ano, na etapa de Eugene, nos Estados Unidos.
O norte-americano Khallifah Rosser, dos EUA, ficou em segundo lugar, com 48s10. Na sequência veio o compatriota Quincy Hall, que terminou a corrida com a mesma marca.
Como já havia vencido a etapa de Doha, no Catar, no início do mês, Alison acumulou sua segunda vitória no torneio e agora possui 16 pontos na classificação geral.
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta segunda a tabela com datas, horários e locais das partidas válidas pelas oitavas de final da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana.
No total, seis clubes brasileiros disputam o mata-mata da Libertadores, enquanto cinco estão na corrida pelo título da Sul-Americana.
Libertadores
Jogos de ida
28/06 (terça-feira)
19h15 – Emelec-EQU x Atlético-MG (George Capwell, Guayaquil)
21h30 Athletico-PR x Libertad-PAR (Arena da Baixada, Curitiba)
21h30 Corinthians x Boca Juniors-ARG (Neo Química Arena, São Paulo)
29/06 (quarta-feira)
19h15 Cerro Porteño-PAR x Palmeiras (Nueva Olla, Assunção)
21h30 Tolima-COL x Flamengo (Manuel Murillo Toro, Ibagué)
30/06 (quinta-feira)
21h30 Fortaleza x Estudiantes-ARG (Castelão, Fortaleza)
Jogos de volta
05/07 (terça-feira)
19h15 Atlético-MG x Emelec-EQU (Mineirão, Belo Horizonte)
21h30 Libertad-PAR x Athletico-PR (Defensores del Chaco, Assunção)
21h30 Boca Juniors-ARG x Corinthians (La Bombonera, Buenos Aires)
06/07 (quarta-feira)
19h15 Palmerias x Cerro Porteño-PAR (Allianz Parque, São Paulo)
21h30 Flamengo x Tolima-COL (Maracanã, Rio de Janeiro)
07/07 (quinta-feira)
21h30 Estudiantes-ARG x Fortaleza (Jorge Luis Hirschi, Buenos Aires)
Sul-Americana
Jogos de ida
28/06 (terça-feira)
21h30 Colo-Colo-CHI x Internacional (Estádio Monumental, Santiago)
29/06 (quarta-feira)
19h15 The Strongest-BOL x Ceará (Hernando Siles, La Paz)
21h30 Deportivo Táchira-VEN x Santos (Pueblo Nuevo, Táchira)
30/06 (quinta-feira)
21h30 Universidad Católica-CHI x São Paulo (Estádio Nacional, Santiago)
21h30 Olimpia-PAR x Atlético-GO (Defensores del Chaco, Assunção)
Jogos de volta
05/07 (terça-feira)
21h30 Internacional x Colo-Colo-CHI (Beira-Rio, Porto Alegre)
06/07 (quarta-feira)
19h15 Ceará x The Strongest-BOL (Castelão, Fortaleza)
21h30 Santos x Deportivo Táchira-VEN (Vila Belmiro, Santos)
07/07 (quinta-feira)
21h30 São Paulo x Universidad Católica-CHI (Morumbi, São Paulo)
21h30 Atlético-GO x Olimpia-PAR (Serra Dourada, Goiânia)