09/01/2025

Esporte

Presidente da Federação de Boxe avalia 2ª Etapa do Piauiense Amador: “Nível excelente”

Idealizador do evento indica datas e locais das próximas etapas e antecipa visita de Popó a Teresina

Compartilhe agora

Publicado por: FM No Tempo 05/07/2022, 11:48

A Arena Fight, na zona Norte de Teresina, recebeu na noite do último sábado (2) a segunda etapa do Campeonato Piauiense de Boxe Amador, realizada pela Federação Piauiense de Boxe (Fepibap) com apoio dos Conselhos Nacional e Mundial da categoria.

Para Marcos Oliveira, presidente da Fepibap e idealizador do evento, o nível técnico dos atletas piauienses, um dos destaques do torneio, vem evoluindo ao longo dos anos.

Competidores exibem medalhas conquistadas no torneio (Foto: Divulgação/Arena Fight)

“O nível está excelente, a garotada melhora a cada etapa. Também observamos a boa participação do público, que abraça a nobre arte em Teresina e no Piauí como um todo”, destaca.

Inicialmente, a competição contaria com 12 lutas desde a categoria galo (de 51,1 a 54 kg) até super pesado (95,1 kg e mais). No entanto, a desistência de cinco boxeadores fez com que seus respectivos adversários fossem declarados vencedores por W.O.

“Foi um contratempo que não nos afetou em nada, estamos sempre preparados para isso. Os pontos dos vencedores são contados da mesma forma, apesar de todo o sacrifício que fizeram para, no fim das contas, não lutarem”, explica Marcos.

Houve ainda a presença feminina entre os duelos do Piauiense: as atletas Maria Tomaz e Maria da Paz se enfrentaram na categoria médio ligeiro (de 69,1 a 72 kg), com vitória da segunda por decisão dos juízes.

“As meninas estão quebrando o tabu de subirem no ringue e ficarem sujeitas a se machucar. O boxe não é um bicho de sete cabeças, mas um esporte como qualquer outro, que possui regras voltadas à proteção da integridade física dos praticantes. Certamente outras garotas irão ocupar o espaço aberto pelas que lutaram nesta noite”, avalia o presidente.

Estadual contou com lutas desde a categoria galo até super pesado (Foto: Divulgação/Arena Fight)

A próxima etapa do torneio estadual está marcada para agosto e será disputada novamente na Arena Fight. Em seguida, a quarta e penúltima fase acontecerá em outubro na cidade de Luzilândia, a 251 km de Teresina. Por fim, a grande decisão ocorrerá em Canto do Buriti, a 408 km da capital, em dezembro.

Ainda neste ano, o Piauí irá sediar o primeiro evento de boxe profissional homologado pelo Conselho Nacional da modalidade. Em setembro, o pentacampeão estadual Eduardo Gomes vai disputar o título brasileiro.

“Contaremos com a ilustre participação do tetracampeão mundial Popó Freitas, então será imperdível”, finaliza Marcos.

Matéria relacionada:

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM