Campeão do Piauí precisava no mínimo empatar, mas terminou a fase inicial em quinto lugar e encerra a temporada
A saga do Vaqueiro chegou ao fim na Série D. O Fluminense-PI perdeu para o Juventude Samas por 2 a 1 na tarde deste domingo (17), no Estádio Albertão, em Teresina, pela 14ª e última rodada da competição.
O Tricolor dependia apenas de si mesmo para avançar à segunda fase, mas ainda poderia contar com o empate em caso de um tropeço do Castanhal, superado pelo Moto Club. No entanto, a derrota custou a classificação da equipe piauiense.
Na etapa inicial, o Flu-PI desperdiçou uma série de chances com Pio e Tiaguinho, ambos com chutes fortes de fora da área, e uma oportunidade inacreditável com Júnior Prego, aos 22 minutos, que avançou em direção à meta e chutou rente à trave.
O placar foi aberto nos acréscimos do primeiro tempo. Zé Artur, ex-4 de Julho, aproveitou desatenção da zaga do Vaqueiro, recebeu passe açucarado de cabeça de Cris Maranhense e encheu o pé para colocar o Juventude Samas à frente.
Após o intervalo, o Flu-PI demonstrou uma apatia incompreensível a um clube que necessitava do resultado positivo para seguir vivo no torneio nacional. Foi preciso que Patrick saísse do banco de reservas para dar assistência a Janeudo que, aos 34 minutos, fuzilou no ângulo esquerdo do Poraquê e deixou tudo igual.
A euforia, porém, durou pouco. Logo no minuto seguinte, Clessione foi acionado na grande área e cabeceou para o fundo das redes do Tricolor, devolvendo a vantagem à equipe do Maranhão.
Houve ainda uma última chance para o Flu-PI: aos 44 da etapa final, Tiaguinho carregou para o lado esquerdo e cruzou para Mazinho, que ficou de frente para a meta, mas chutou em cima do goleiro Anderson Testa.
Com o resultado, o Juventude Samas ultrapassou o Vaqueiro na tabela do Grupo A2 e avançou de forma inédita ao mata-mata da Série D, na quarta colocação. Os piauienses, por sua vez, terminaram a fase inicial em quinto lugar e amargaram a eliminação precoce na estreia na Quarta Divisão.
Agora o time profissional do Flu-PI só retoma as atividades em 2023, com a disputa do Campeonato Piauiense. Além do Estadual, o clube tem vaga garantida na primeira fase da Copa do Brasil e na fase de grupos da Copa do Nordeste e da própria Série D do Brasileirão.