Os presidentes da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura; da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi; da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José […]
Os presidentes da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura; da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi; da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota; e a representante da diretoria da CNM na região Nordeste, Rosiana Beltrão, estiveram reunidos ontem (9) à noite, com o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Santos Cruz. O encontro foi destinado à entrega da Carta do Nordeste, documento que reivindica a criação de uma política de desenvolvimento para os municípios dos 9 estados da região.
Para Jonas Moura, a Carta do Nordeste concentra solicitações em áreas que contribuem significativamente para melhorar a administração municipal e a vida da população.
“Essas reivindicações ocorreram em um encontro que fizemos em Teresina. Trabalhamos nessa carta pontos estruturantes que são demandas importantes do Nordeste e unimos com outras reivindicações que também são pautas urgentes e defendidas pela CNM”, disse o presidente da APPM.
Dentre elas, está o acesso à água, que é crítico em vários municípios da região. Nesse sentido, foi sugerido o fortalecimento e a ampliação de um Programa Permanente Regional de Convivência com o Semiárido. Ele seria realizado com ênfase em inovações tecnológicas e modelos de gestão descentralizados que promovam o acesso à água, sobretudo, no tocante ao tratamento e a reutilização das diversas fontes hídricas, inclusive de águas residuais.
Por Luciano Coelho/ Júnior Medeiros