A Promotora de Justiça, Carmelina Maria Mendes de Moura, tomará posse no cargo de Procuradora-Geral de Justiça do Estado do Piauí, para o biênio 2019-2021, […]
A Promotora de Justiça, Carmelina Maria Mendes de Moura, tomará posse no cargo de Procuradora-Geral de Justiça do Estado do Piauí, para o biênio 2019-2021, na sexta-feira (12). A cerimônia será realizada às 19h, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT22- Av. João XXIII, 1460, bairro dos Noivos, Teresina/PI).
Carmelina Moura foi nomeada pelo Governador depois de ter conquistado o primeiro lugar da lista tríplice composta por meio de eleição entre os membros do Ministério Público. De um total de 162 Procuradores e Promotores de Justiça, 102 votaram na candidata. Carmelina é a terceira mulher a ocupar o cargo de chefia do Ministério Público do Piauí.
A Procuradoria-Geral é um órgão da Administração Superior, responsável pela administração e representação judicial e extrajudicial dos interesses institucionais do Ministério Público. A ela compete dirigir as atividades funcionais e os serviços técnicos e administrativos da Instituição, cabendo-lhe, dentre outras atribuições, encaminhar à Assembleia Legislativa os projetos de lei de interesse do Ministério Público. É o Procurador-Geral de Justiça quem preside o Colégio de Procuradores e o Conselho Superior do Ministério Público.
Carmelina Maria Mendes de Moura é piauiense, natural de Teresina. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí-UFPI e Especialista em Direito Processual pela UFPI/ESAPI. Ingressou no cargo de Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado em fevereiro de 1996.