O superintendente regional do Incra-PI, Thiago Vasconcelos, informou que todos os superintendentes do Incra dos estados vão se reunir em Brasília dos dias 6 a […]
O superintendente regional do Incra-PI, Thiago Vasconcelos, informou que todos os superintendentes do Incra dos estados vão se reunir em Brasília dos dias 6 a 9 para planejamento de metas e outras ações programadas pelo instituto. Ele revelou ainda que estão sendo realizadas ações no sentido de fazer as regularizações fundiárias e combater as ações de grilagem no Estado.
“Temos uma missão de regularizar o que foi ocupado e vetar as novas ocupações. Temos que dar o título de propriedade a quem precisa, até porque é com isso que podem ter segurança jurídica e acesso a crédito, por exemplo”, explicou Thiago Vasconcelos em entrevista a Teresina FM 91,9.
O índice de titulação de propriedade é de apenas 10% das áreas que foram ocupadas até há 15 anos atrás. “Nós queremos aumentar esse índice de titulação e as metas já foram estabelecidas. Temos cerca de 285 assentamentos do Incra no Piauí e ao todo, somando com os do Estado, são mais de 400 assentamentos”, adiantou o superintendente.
Thiago Vasconcelos confirmou que existem ações em curso para evitar atos irregulares com as terras públicas, como as grilagens. “Agimos com levantamentos e relatórios para providenciarmos as regularizações e vamos agir sempre em parceria com o Interpi e com o Ministério Público. Não podemos permitir que o patrimônio seja adquirido de forma ilegal”, finalizou o superintendente que compareceu no estúdio da Teresina FM para entrevista.