A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) determinou a interdição da lavanderia Lavebras Gestão Têxtil S/A, que atende ao Hospital de Urgência […]
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) determinou a interdição da lavanderia Lavebras Gestão Têxtil S/A, que atende ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e a maternidade Dona Evangelina Rosa.
Segundo informações da Semam, no dia 26 de julho uma equipe técnica fez uma vistoria na Lavebras e encontrou diversas irregularidades na empresa, o que levou a interdição da lavandeira ontem (27).
A Lavebras já tinha sido denunciada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal. As inspeções identificaram problemas graves no transporte, conservação e lavagem da roupa hospitalar. Além de problemas com a poluição sonora e o manejo inadequado de resíduos.
“A empresa funciona com uma licença vencida da vigilância sanitária. Além disso, não apresentou documentos referentes a contratos de serviço e controle de qualidade de água, não dispõe de profissional responsável pela coordenação das atividades, dentre inúmeras outras irregularidades observadas no espaço físico da empresa”, destacou o Ministério Público.
A Lavebras foi contratada em caráter emergencial pela direção do HUT. E o MP abriu ação civil pública em função do contrato e das condições da empresa para a higiene e desinfecção das roupas hospitalares.
O MP-PI recebeu uma denúncia apontando sujeira visível nos lençóis, compressas e enxoval, e, ainda, atrasos na entrega de roupas cirúrgicas.