O Governo do Estado e a Secretaria de Justiça inauguram hoje (23) a Cadeia Pública de Altos com 603 vagas e que custou R$ 21,4 […]
O Governo do Estado e a Secretaria de Justiça inauguram hoje (23) a Cadeia Pública de Altos com 603 vagas e que custou R$ 21,4 milhões. O objetivo é reduzir o problema da superlotação nos presídios do Piauí que chega a 2,2 mil vagas.
O Sinpoljuspi (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí) informou que o sistema possui atualmente 5.105 presos para as 2.390 vagas disponíveis.
“Essa inauguração dará certo alívio por uma média de seis meses, mas é uma demanda crescente”, informou o presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda.
“A obra está muito bem feita. Já passou por várias tentativas de inauguração e, por falta de servidores, não foi inaugurada. Mas há uma necessidade urgente devido à superlotação em várias unidades prisionais”, explicou Kleiton Holanda.
Além disso, segundo a direção do Sinpoljuspi, seriam necessários mais 448 agentes penitenciários para trabalharem na nova cadeia que está sendo inaugurada. Por enquanto, estão previstos 50 agentes para atuarem no novo presídio.
O Estado tem atualmente 800 agentes penitenciários divididos entre as 16 unidades prisionais. Do total, 110 já deram entrada nos pedidos de aposentadoria.