Levando uma cópia da Carta de Palmas da Aprosoja Piauí, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado estadual Henrique Pires (MDB), esteve reunido com […]
Levando uma cópia da Carta de Palmas da Aprosoja Piauí, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado estadual Henrique Pires (MDB), esteve reunido com os desembargadores Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, e Joaquim Santana.
Durante o encontro o deputado apresentou algumas demandas do setor. Para o parlamentar, a parceria entre produtores, o legislativo e poder judiciário poderá proporcionar mais segurança jurídica ao desenvolvimento do agronegócio no Piauí. “Esta é uma das demandas da carta de Palmas que entreguei pessoalmente ao presidente do TJ”, explicou.
Segundo o deputado, o Judiciário tem sido parceiro da Aprosoja Piauí. Ele cita como exemplo que na cidade de Ribeiro Gonçalves o cartório só podia usar 40% do que arrecadava para o custeio do mês. “Mas nos meses em que é verificada uma maior necessidade nas ações cartorárias, para regularizações e liberações de operações de crédito, o desembargador atendeu ao pleito dos produtores para que fosse liberado mais recursos de custeio e a prestação dos serviços aconteça de modo mais célere”, afirmou Henrique Pires.
O presidente da Aprosoja Piauí, Alzir Neto, explica que a fase cartorária é a última fazer antes da liberação das operações de crédito para o custeio do plantio e às vezes há uma corrida contra o tempo para que seja possível organizar o plantio dentro do período correto.