Com diversas fases já finalizadas, as obras da BR-316, que interliga Teresina ao sul do Piauí, devem ter agora no mês de dezembro mais de […]
Com diversas fases já finalizadas, as obras da BR-316, que interliga Teresina ao sul do Piauí, devem ter agora no mês de dezembro mais de 50% dos seus serviços concluídos.
O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vem acompanhando toda a evolução do cronograma, e, até o atual momento, a equipe do DER e outros órgãos envolvidos no processo da duplicação comemoram os já 47% dos serviços concluídos.
De acordo com o diretor-geral do DER, Castro Neto, um replanejamento feito pelo órgão tem a intenção de garantir que as principais vias de entrada e saída para Teresina estejam em bom estado de conservação.
“As duas BRS (a 343, na saída leste, também está sendo duplicada), têm prioridade nos planejamentos do DER. Nossa equipe vem monitorando tanto as duplicações dessas duas BRs, que é um desejo antigo dos piauienses, como também as PIs que mais recebem fluxo de veículos. Portanto, queremos o término as duplicações e também deixar as nossas estradas em bem conservadas”, destacou Castro Neto.
As obras de duplicação da BR-316 já tiveram inúmeras fases executadas, como por exemplo, serviços de terraplanagem, parte de recapeamento asfáltico implantado na pista, remoção e indenização de moradores que tinham residências e estabelecimentos comerciais ao longo da duplicação, além de vigas instaladas no novo viaduto.
“Com o ritmo implantado pela construtora responsável, com nossas visitas técnicas de monitoramento e com os recursos já garantidos, vamos avançando dentro da nossa estimativa de concluir toda a duplicação desses 8,42 Km dentro de um ano e meio. Até o final de dezembro certamente já vamos ter mais de 50% das obras concluídas”, destacou o gerente de Engenharia do DER, Matias Sales.
A obra prevê a duplicação de 8,42 km e foi orçada em R$ 66 milhões. De acordo com o DER, a demora na conclusão é compreensível uma vez que, no decorrer dos serviços, algumas intervenções são complexas e isso requer estudo, mudança de trânsito e outros obstáculos já previstos dentro do cronograma estabelecido entre o Governo do Estado e a construtora responsável.
Recursos garantidos
As duplicações das BRs 316 e 343 começaram em 2013, passando por três governos diferentes e estavam paradas até o início desde mês. Na BR-343, são previstos 9,67 km duplicados, irão custar R$ 39 milhões e serão entregues em oito meses.
“As obras foram retomadas no final de agosto. Estamos trabalhando nas laterais da pista para liberar o fluxo e trabalhar o meio da via. Ainda vamos fazer o viaduto que vai para o Porto Alegre e consertar a saída da Casa de Custódia com asfalto novo, oferecendo assim uma melhor trafegabilidade aos condutores”, explicou Castro Neto.