A Ordem dos Advogados no Piauí assinou termo de cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) sobre o exercício do direito de voto a presos […]
A Ordem dos Advogados no Piauí assinou termo de cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) sobre o exercício do direito de voto a presos provisórios e jovens cumprindo medidas socioeducativas.
O termo de cooperação tem por objetivo, especificamente, implementar ações necessárias para o desenvolvimento das condições indispensáveis de segurança e cidadania para o exercício do direito de voto dos presos provisórios em estabelecimentos penais e dos maiores de 16 anos e menores de 21 anos internados, por ato infracional, submetidos à medida socioeducativa de internação ou à internação provisória.
A decisão foi tomada nessa terça-feira (05) em videoconferência realizada entre o presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, e representantes do TRE; Secretaria de Estado da Justiça e Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos. “Nossa atribuição será a de disponibilizar mesários e fiscais nas seções eleitorais que serão abertas nos estabelecimentos penais e nos centros de internações de adolescentes nas eleições deste ano de 2020, garantindo, assim, a cidadania a todos”, explica Celso Barros.
O termo de cooperação técnica terá vigência até o dia 4 de outubro de 2020, ficando automaticamente prorrogado até o dia 25 de outubro de 2020, caso haja segundo turno nas Eleições 2020.