A população agora pode realizar, por meio digital, diversas solicitações que hoje somente podem ser feitas fisicamente nas unidades da Polícia Rodoviária Federal espalhadas por […]
A população agora pode realizar, por meio digital, diversas solicitações que hoje somente podem ser feitas fisicamente nas unidades da Polícia Rodoviária Federal espalhadas por todo o país. Trata-se do peticionamento eletrônico, que vai ser como forma oficial de protocolo de documentos. Os serviços estão disponíveis desde o último dia 03.
A princípio, vão estar disponíveis cinco tipos de serviço: Defesa de Autuação, Recurso de Multa, Identificação de Condutor Infrator e Solicitação de Retificação de Boletim de Acidente de Trânsito, além de Solicitação de Cópia ou Vista de Processo/Documento. Todos vão poder ser acessados 24h por dia.
O interessado deverá previamente fazer um cadastro no Sistema Eletrônico de Informações -SEI. Após a validação, o usuário vai poder acessar o sistema e fazer a petição, anexando documentos e imagens necessários. Ao término, é gerado um recibo comprovando o peticionamento.
De acordo com o Diretor-Geral da PRF, Eduardo Aggio, a desburocratização dos serviços é uma das diretrizes da nova gestão, que buscará oferecer um serviço público de qualidade, com menos gasto de tempo e dinheiro por parte do cidadão.
“Esse segundo ano rumo ao centenário será marcado por uma transformação digital e o peticionamento eletrônico é o primeiro passo para a prestação de serviços cada vez mais de excelência à sociedade”, disse. “O objetivo é abandonar o papel e, num futuro próximo, transformar a PRF em uma polícia 100% digital”, concluiu.
O passo a passo desse processo de mudança está descrito no Plano de Transformação Digital da PRF, que prevê uma agenda de migração de diversos serviços para plataformas digitais até junho do próximo ano. Além do peticionamento eletrônico, o documento prevê ainda a disponibilização de outros serviços ao cidadão, criação de aplicativo (App) e unificação de canais digitais.
Com informações da PRF